Por que a pressão arterial geralmente cai em época de calor?

Nos dias mais quentes é muito comum que a pressão caia, e isso tem a ver com duas coisas: volume de sangue e aumento dos vasos sanguíneos.

Que atire o primeiro sachê de sal quem nunca se sentiu mal em um dia muito quente. Quando a temperatura está mais alta, é muito comum que algumas pessoas se sintam um pouco tontas, com a sensação de “pilha fraca” e a visão mais escurecida. Nessas situações, é geralmente consenso: a pressão ficou mais baixa.

continua depois da publicidade

Esse fenômeno desagradável e extremamente corriqueiro tem a ver, basicamente, com duas coisas: vasos sanguíneos mais dilatados do que o normal e também um volume menor de sangue em todo o corpo.

Por que a pressão cai no calor?

Para entender melhor o fenômeno, a primeira coisa a saber é que o que chamamos de pressão arterial é a força do sangue contra os vasos sanguíneos do corpo durante o seu fluxo.

continua depois da publicidade

Quando a temperatura está alta, especialmente durante os meses do verão, nossos vasos sanguíneos se dilatam para regular a temperatura do corpo, facilitando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão que o sangue exerce nas paredes das nossas veias e artérias.

Somado a essa questão fisiológica está o fato de que, no calor, o corpo transpira mais e, junto com o suor, perde água e desidrata. Se a pessoa ficar muito tempo sem tomar água, o volume de sangue que ela tem no corpo acaba diminuindo.

Quando o corpo tem menos volume de sangue do que o normal, adivinha só o que acontece? Tem menos sangue pressionando as paredes dos vasos sanguíneos, ou seja: a pressão cai.

continua depois da publicidade

O que fazer?

A pressão baixa pode provocar desmaio, por isso é importante saber o que fazer nessa situação. Nos dias quentes, tome água frequentemente, evite ficar muito tempo em jejum, tente não permanecer em ambientes muito abafados e não fique em pé por muito tempo.

Se estiver com a pressão baixa, sente-se, peça para alguém alcançar um copo de água. Se for possível, deite e erga as pernas, pois isso faz com que mais sangue seja direcionado ao coração.

E, embora o sal embaixo da língua seja tradicional, saiba que isso não faz efeito no curto prazo. O melhor mesmo é deitar-se, tomar água e esperar passar. Caso você apresente os sintomas com uma frequência maior do que o normal, é válido reportar a situação para um profissional de saúde.

continua depois da publicidade