Entenda a diferença entre ansiedade e depressão

Tanto na ansiedade quanto na depressão, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica. Entenda as principais diferenças.

Não existem dúvidas que os males do século são a depressão e a ansiedade. Para se ter uma ideia, no mundo inteiro, estima-se que 400 milhões de pessoas sofram de depressão e outras 264 milhões de ansiedade. O Brasil assume a liderança como o país com o maior número de pessoas acometidas pela ansiedade e, na América Latina, é o país com maior número de depressivos.

continua depois da publicidade

Muitas pessoas não conseguem identificar a diferença entre depressão e ansiedade. Mas isso não significa que uma pessoa não possa apresentar os sintomas das duas doenças. Existe uma diferença na ansiedade e seus sintomas para a depressão. Enquanto a primeira se manifesta em um medo e baixa autoestima para realizar as coisas, a depressão é uma espécie de tristeza profunda e desapontamento.

Sintomas de ansiedade

A ansiedade se caracteriza muito pelo medo que acomete a pessoa sem que haja alguma coisa de concreto. Esses medos surgem de lugares, pessoas, situações e, muitas vezes, chegam numa forma de pânico. Outra característica muito peculiar da ansiedade é a insegurança. A pessoa com crise de ansiedade é muito insegura e possui um medo de não conseguir realizar coisas que muitas vezes ela sabe como fazer ou lidar.

continua depois da publicidade

Geralmente, quando alguém está em crise de ansiedade, ela é acometida por situações de pânico. Comportamentos obsessivos constantes também fazem parte deste quadro de diagnósticos da ansiedade. A ansiedade também pode provocar insônia e preocupação em excesso.

Assim como ocorre com a depressão, ela pode trazer problemas psicossomáticos, que é quando problemas emocionais trazem manifestação física. Pessoas ansiosas podem ter imunidade baixa, dores musculares, entre outros.

Sintomas da depressão

Na depressão, nós desenvolvemos pouco ou nada de uma substância chamada serotonina, que age na comunicação entre os neurônios. A falta dela é que provoca a doença crônica que conhecemos como depressão. O indivíduo perde interesse por atividades diárias – até mesmo coisas corriqueiras, como tomar um banho. A depressão apresenta sintomas de cansaço, distúrbios no sono, falta de concentração, estresse e uma sensação de angústia.

continua depois da publicidade

A depressão também pode apresentar quadros de imunidade baixa. O que desencadeia uma depressão é muito relativo, pois um acontecimento negativo pode ser o causador, mas também pode surgir sem que haja alguma coisa que o motive aparentemente.

Tanto na ansiedade quanto na depressão, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica. Quando estamos com problema cardíaco, procuramos um cardiologista. Quando estamos com dor de cabeça, tomamos um analgésico. E, com as doenças do trato emocional, não pode ser diferente.