6 dicas para controlar a ansiedade e combater o estresse

Em caso de sintomas recorrentes, o aconselhável é sempre solicitar atendimento clínico com profissionais da área de saúde.

Se há 100 anos a tuberculose era o mal do século, agora as coisas mudaram de perspectiva. A ansiedade e o estresse têm aumentado de maneira considerável. Em nossa matéria, trouxemos algumas dicas para manter o controle da ansiedade e combater o estresse.

continua depois da publicidade

Durante o período de pandemia, os casos de ansiedade e estresse aumentaram significativamente. Todavia, é possível lidar com a ansiedade e estresse a partir de técnicas de controle. Vale ressaltar, no entanto, que a ansiedade pode se manifestar naturalmente como um sentimento humano, como sintoma de alguma doença ou até mesmo um transtorno mental em si.

O estresse surge, sobretudo, de sobrecarga de trabalho, situações desconfortantes, entre outros acontecimentos. Em caso de sintomas recorrentes, o aconselhável é sempre solicitar atendimento clínico com profissionais da área de saúde.

continua depois da publicidade

Respeite os seus limites

Quando manifestamos quadros de ansiedade além do normal, o primeiro passo é identificar os fardos que provocam aquela situação. O ideal é identificar quais são as suas responsabilidades e o que está além de sua capacidade.

Treine sua respiração profunda

Quem nunca ouviu dizer que respirar fundo faz bem para o autocontrole? Isso não é apenas força de expressão. Na verdade, quando respiramos fundo e soltamos vagarosamente o ar, o cérebro entende que devemos relaxar.

Assim, ele promove um alívio no mesmo instante, diminuindo a tensão. Em momentos de ansiedade ou muito estresse, o melhor a se fazer é manter essa postura e procurar relaxar ao máximo.

continua depois da publicidade

Busque praticar mais atividades físicas

Não existe remédio mais eficaz para vencer a ansiedade e estresse que as atividades físicas. Uma caminhada ao ar livre, pedalar, praticar um esporte, são atividades que nos entretém, fazem bem e ajudam a ter um controle sobre nossa mente.

Além de tudo isso, as atividades físicas fazem bem ao nosso corpo e ajudam a prevenir doenças. Quando praticamos exercícios, os hormônios da felicidade são liberados, sendo eles a dopamina, endorfina e serotonina.

Filtre pensamentos e sentimentos

Os chamados gatilhos mentais que temos de forma natural são grandes provocadores de ansiedade e estresse. Ou seja, preocupações com algo que começamos a esperar sempre o pior. Busque gerenciar os pensamentos e filtrar aquilo que vale a pena manter.

continua depois da publicidade

Temos uma capacidade de esperar sempre o pior das coisas e pouco pensamos nas possibilidades de coisas boas.

Mantenha alimentação saudável

Uma boa alimentação é capaz de nos ajudar até mesmo nos casos de ansiedade e estresse. Existem pessoas que, na ansiedade, recorrem à comida de forma exagerada e isso não é nada bom. Alimentos como frutas, peixes entre outros, são excelentes para o controle de nosso corpo.

Vida social

Ser uma pessoa mais sociável significa promover mais atividades em companhia de outras pessoas. Conversar mais, marcar um almoço, café, algo assim que seja com quem você possa conversar.

continua depois da publicidade