Coentro ajuda a controlar níveis de colesterol; confira outros benefícios

As propriedades que podem ser encontradas no coentro são muitas. Entre elas, os compostos  fenólicos: carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas.

Usado em várias receitas como condimento no Brasil, as pessoas podem consumir as folhas do coentro, bem como a semente. Mas o que pouca gente conhece são os benefícios que ele possui para a saúde. Só para se ter uma ideia, há milhares de anos, os egípcios já usavam o coentro para tratamentos de dores articulares e problemas digestivos.

continua depois da publicidade

As propriedades que podem ser encontradas no coentro são muitas. Entre elas, os compostos  fenólicos: carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas. Essas propriedades são excelentes para ajudarem a controlar os níveis de colesterol. O coentro ainda é rico em potássio, que ajuda a eliminar todo excesso de sódio através da urina e isso contribui para controle da pressão, por exemplo.

Outro grande benefício do coentro é que ele tem grande concentração de vitaminas A e C, que ajudam a combater os radicais livres e com isso fortalece o sistema imunológico. Existe uma diferença entre as sementes e as folhas do coentro, inclusive, nos valores nutricionais. As folhas são mais usadas em caldos e saladas e as sementes ou moído em alimentos cozidos.

continua depois da publicidade

Em termos de benefícios à saúde, todos concordam que, de fato, o coentro é um excelente aliado. Diretamente, o coentro reduz a inflamação por ser uma excelente fonte de antioxidante. Ele também é reconhecido por promover uma redução nos riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

O extrato do coentro, por exemplo, reduz a formação de coágulos sanguíneos, diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. Outro benefício para nossa saúde é a ação colaborativa do coentro para baixar os níveis de açúcar no sangue.