Açúcar das frutas, frutose, faz bem ou mal para a saúde? Entenda

Entre os benefícios da frutose em nosso organismo, destacamos a geração de energia em nosso organismo e a melhora da taxa de oxidação da glicose.

Frutas são sempre uma boa pedida na nossa alimentação. Isso porque possuem muitos nutrientes, ajudam a melhorar nossa saúde e proporcionam mais qualidade na nossa dieta. Todavia, existe uma dúvida por parte de algumas pessoas sobre a frutose, que é o açúcar natural das frutas. Muitos se perguntam se a frutose faz bem ou mal a saúde e acabam tendo receio em seu consumo.

continua depois da publicidade

Antes de tudo, é importante frisarmos que a adição de açúcar normal à fruta torna-se um risco à saúde. Quanto à frutose, não necessariamente representa um risco. Entretanto, tudo em excesso pode fazer mal ao nosso corpo. Um estudo da Universidade de Toronto (Canadá) demonstra a falta de riscos da frutose e até seus benefícios à nossa saúde.

Todavia, outros estudos também apontam os riscos para um grupo específico. Pessoas hipertensas, por exemplo, não podem consumir de forma exagerada. Isso porque a frutose em demasia pode aumentar o ácido úrico no organismo.

continua depois da publicidade

Outros estudos apontam ainda que a frutose em grande quantidade pode gerar quadros de obesidade devido à presença deste açúcar natural, que aumenta os triglicerídeos que provocam o acúmulo de gordura. Vale destacar, mais uma vez, que essas possibilidades são em decorrência apenas do exagero. Estudos ainda revelam que o exagero no consumo pode gerar até diabetes tipo 2.

Em quantidade moderada, a frutose possui muitos benefícios ao corpo humano. Mas, como explicam os especialistas, é necessário observar a quantidade ingerida, inclusive através de sucos. Entre os benefícios da frutose em nosso organismo, destacamos a geração de energia em nosso organismo e a melhora da taxa de oxidação da glicose.

Esse açúcar natural, também presente no mel, proporciona uma entrega de energia progressiva de maneira mais intensa e mais saudável que o açúcar comum. Vale ressaltar que a frutose tem baixo índice glicêmico o que faz com que o aumento da glicose no sangue seja lento, porém, ressaltamos mais uma vez para a moderação.

continua depois da publicidade