O que é a gripe canina? Entenda sintomas e formas de prevenção

A primeira coisa a se fazer em casos de cães com gripe canina é proporcionar a eles descanso e alimentação rica em vitaminas.

Ao falarmos em gripe canina ou gripe de cachorros, logo nos preocupamos, ainda mais quando o animal fica muito abatido. Vale ressaltar que ela não representa grandes perigos para seu amigo de quatro patas. No entanto, é necessário cuidar de maneira correta e o tutor precisa ser muito mais atencioso. Até porque os cães ficam fragilizados.

continua depois da publicidade

A gripe dos cachorros também é transmitida por um vírus, Influenza A, e causa sintomas como coriza, perda de apetite, febre, apatia, entre outros. O período de inverno é quando os cães mais sofrem com o vírus da gripe. Todavia, é fundamental cuidar de seu cão para que ele se recupere rápido e volte a esbanjar toda sua saúde e energia.

Antes de entrarmos em detalhes sobre como cuidar de um cãozinho gripado, é necessário entendermos como é feita a prevenção para evitar que ele fique gripado. O primeiro passo é manter seu cachorro sempre vacinado e garantir a vermifugação sempre de forma regular. Não menos importante, são os exercícios. Nos cães, isso acaba promovendo um fortalecimento da imunidade.

continua depois da publicidade

É sempre bom dar ao seu pet uma ração rica em vitaminas e minerais, pois os bons nutrientes fortalecem o sistema imunológico do seu cachorro. Também é importante não deixar de levar o seu cão ao veterinário com certa frequência.

A higiene e limpeza do animal é muito importante, mas lembre-se que banhos em excesso também prejudicam, portanto mantenha uma rotina conforme indicado pelo veterinário. A falta de cuidados com a higiene do animal pode gerar problemas de saúde que vão além da gripe.

Meu cachorro gripou o que faço?

A primeira coisa a se fazer em casos de cães com gripe canina é proporcionar a eles descanso, alimentação rica em vitaminas e proteínas e fornecer muita água para a hidratação. Evite as dicas caseiras de medicamentos. Se possível, procure ajuda profissional.

continua depois da publicidade

Um veterinário poderá lhe indicar remédios necessários para o tratamento, que serão ministrados com o devido acompanhamento. Geralmente, alguns veterinários indicam antibióticos e anti-inflamatórios para cães com quadros de gripe.