Pelos do seu gato estão caindo com frequência? Entenda as causas

Quedas de pelo são normais devido ao processo natural, mas o excesso pode denunciar um problema de saúde.

A primeira coisa que devemos saber sobre a queda de pelos em gatos é que ela é normal e ocorre por meio de processos naturais. Mas existem algumas situações atípicas que podem denunciar algum problema. Os pelos dos gatos possuem um ciclo em que aparecem, crescem e depois caem.

continua depois da publicidade

A alopecia é um problema que pode surgir nos gatos também, que é a perda de pelos decorrentes de um problema maior. Entendemos até aqui que quedas de pelo são normais devido ao processo natural, mas o excesso pode denunciar um problema de saúde. O processo de troca de pelos ocorre geralmente sem que o felino perca muito pelo de uma só vez, sendo esse um fator a ser observado.

Podem ocorrer situações atípicas provocadas pela doença: os pelos caem em maior quantidade e, em alguns casos, deixam aqueles buracos por falta de pelos no couro do animal. No caso de doenças no gato, o organismo entende que precisa poupar os nutrientes e a energia para outras partes, deixando a pele e os pelos em carência.

continua depois da publicidade

Existem causas que não são naturais e, ao perceber o excesso na queda de pelos, é necessário procurar um veterinário. Às vezes, pode ocorrer a queda de pelos dos animais provocada por falta de nutrientes na alimentação, ou seja, alimentação de baixa qualidade, estresse e outros fatores.

Gatos criados dentro de apartamentos, por exemplo, podem sentir a necessidade de tomar Sol e a falta pode provocar quedas de pelos.  As demais causas relacionadas podem ser as seguintes:

  • Dermatite;
  • Queimaduras por excesso de sol;
  • Hipotricose congênita;
  • Alergia alimentar;
  • Parasitas (pulgas).

Existem outros quadros que apresentam queda de pelos e o melhor a fazer é procurar um veterinário. Ao analisar o seu gato, o profissional poderá indicar o tratamento e medicação ideais para ele.

continua depois da publicidade