Confira 7 dos principais benefícios da melancia para a nossa saúde

Se você ainda precisa de motivos para comer melancia, uma das frutas mais populares no verão, selecionamos sete para você.

Ah, o verão… Quem é brasileiro sabe muito bem que a estação mais quente do ano é sinônimo de delícias como praia, piscina, roupas frescas, água de coco e, claro, frutas refrescantes, como é o caso da melancia.

continua depois da publicidade

Além de ser refrescante, bonita e saborosa, a melancia também é uma fruta com muitos benefícios para a saúde. Veja, a seguir, por que comer melancia é uma ótima pedida para ter uma vida saudável:

1. A melancia é um anti-inflamatório natural

Por conter a substância cucurbitacina E, a melancia é considerada também um anti-inflamatório natural — é uma opção bacana de lanche para quem sofre com cólicas menstruais, por exemplo.

continua depois da publicidade

2. É uma excelente forma de hidratar o corpo

Pode não parecer, mas a melancia é formada por aproximadamente 90% de água, o que explica porque ela é uma fruta capaz até de matar a sede. Nos dias quentes, nada melhor do que um belo pedaço de melancia para ajudar o corpo a permanecer hidratado.

3. Faz bem ao coração

Rica em potássio e magnésio, a fruta favorita da Magali ajuda a controlar a pressão arterial e, por ter citrulina, também dilata os vasos sanguíneos. A composição da melancia conta, ainda, com licopeno, uma substância que atua no controle do colesterol “ruim” presente no organismo.

Tudo isso ajuda a manter a saúde do seu coração em dia.

continua depois da publicidade

4. Ótima fonte de nutrientes

Você já viu que a melancia é formada por substâncias que fazem bem à saúde, não é mesmo? Além das citadas nos itens anteriores, encontramos também na melancia os seguintes nutrientes: vitamina C, vitamina A e as vitaminas B1, B5 e B6.

5. Ajuda na saúde muscular

O licopeno, presente na melancia, é uma substância diretamente relacionada com a saúde muscular, pois previne a degeneração dos músculos, típica do avanço da idade.

6. Faz bem ao cabelo e à pele

As responsáveis por isso são as vitaminas A e C, abundantes na melancia. A vitamina C é necessária para a produção de colágeno e a vitamina A atua como reparadora da pele, evitando descamações.

continua depois da publicidade

7. Melhora a saúde dos rins

Por ser uma fruta com muita água e potássio, a melancia estimula a eliminação de urina e, por consequência, mantém os rins ativos e livres de impurezas. Agora que você já sabe que comer melancia faz bem à saúde, não deixe de saborear uma bela fatia da fruta assim que puder. Seu corpo agradece.