Confira 4 chás que ajudam a combater insônia e estresse

Vamos te ajudar com algumas dicas de chás que são naturais e podem auxiliar a amenizar os sintomas, oferecendo mais qualidade de vida.

Duas palavras são muito comuns em nosso cotidiano: estresse e insônia. Na maioria das vezes, a insônia é fruto do nosso estresse. Cada vez mais tem aumentado o número de pessoas que sofrem com o estresse e com a insônia. Vamos te ajudar com algumas dicas de chás que são naturais e podem auxiliar a amenizar os sintomas, oferecendo mais qualidade de vida.

continua depois da publicidade

É necessário frisar que existe a necessidade de manter o hábito constante de tomar esses chás. Até porque o organismo vai responder gradativamente os efeitos que eles provocam em nosso corpo. São quatro chás poderosíssimos que te proporcionarão um controle maior do estresse e da insônia.

Embora esses remédios caseiros sejam eficazes, é importante frisar que, em casos mais extremos de estresse e insônia, o melhor a se fazer é procurar uma ajuda médica. Uma boa noite de sono é rejuvenescedor e nos proporciona o ganho de energia necessário para solucionarmos os problemas que provocam estresse.

continua depois da publicidade

Chá de camomila

De muito já sabemos que essa florzinha que se assemelha a uma margarida. Ela é poderosíssima para nos acalmar. A ciência comprova isso por intermédio de uma substância presente em sua composição, que é o flavonoide. Ele possui efeito calmante e sedativo, ligando-se a receptores no cérebro e promove um estado de serenidade.

Para combater a insônia e o cansaço mental, é um dos remédios naturais mais indicados. Quem costuma fazer um jantar noturno antes de dormir, a camomila se destaca por ser excelente digestivo. Portanto, sempre após a refeição noturna tomar um chazinho de camomila lhe fará bem.

Chá de alecrim

O alecrim é uma fonte de vitaminas como A e C, tendo forte presença também de minerais. Esse chá é muito utilizado como antidepressivo natural. Pessoas com alto nível de estresse acabam controlando esse impulso por meio do chá de alecrim.

continua depois da publicidade

Sua atuação direta no sistema nervoso central ajuda a combater o estresse e a ansiedade de forma muito eficaz. Também é muito útil para aliviar aquela sensação que temos de cansaço em nosso corpo. Após ingerir um chá de alecrim, você conseguirá dormir melhor e acordará muito mais disposto.

Chá de erva-cidreira

Seus compostos flavonoides e fenólicos são os melhores aliados para atuarem em nosso organismo como calmantes e sedativos. Existe um composto chamado de ácido rosmarínico no chá de erva-cidreira que promove as atividades de neurotransmissores em nosso cérebro.

Um exemplo é o neurotransmissor chamado de GABA que atua diretamente no sistema nervoso central, o que faz com que o corpo mantenha uma sensação de relaxamento. Sua função faz reduzir nossa adrenalina e nos tirar sintomas como nervosismo e excesso de agitação.

continua depois da publicidade

Valeriana

Deixamos a valeriana por último e não por ser menos importante, mas, talvez, contenha uma das substâncias mais poderosas no combate à insônia e estresse. Pessoas com sintomas de insônia, ansiedade e até de algumas fobias são muito bem tratadas pela valeriana.

Já existem vários remédios naturais e sem contraindicação que foram feitos a partir da valeriana. A presença de ácido valeriânico é capaz de reduzir bastante os desgastes dos neurotransmissores GABA e contribuem para uma ação mais eficaz no sistema nervoso central.