Confira os principais benefícios do vinagre de maçã para sua saúde

O vinagre de maçã vitaminas do complexo B, ainda os compostos flavonoides e fibras.

O vinagre de maçã é um dos mais usados em saladas devido a seu sabor diferenciado e aroma que forma um conjunto de sabores. Porém, as qualidades vão muito além do sabor e da culinária. O vinagre de maçã possui excelentes propriedades que trazem benefícios à saúde. Ele possui vitaminas do complexo B, ainda os compostos flavonoides e fibras. Devido a essas propriedades, é um anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiana.

continua depois da publicidade

São muitos os benefícios que o vinagre de maçã proporciona a nossa saúde. O vinagre, como bem o sabemos, trata-se de um produto líquido, com forte concentração de acidez, oriundos da fermentação de bebidas alcoólicas, como o vinho ou mesmo de frutas e cereais.

Para se chegar ao vinagre de maçã, a fruta é levada à fermentação por intermédio de leveduras com cerca de 5% de ácido acético. Vamos listar alguns dos benefícios que são provenientes do vinagre de maçã, mas vale ressaltar que o consumo deve ser ministrado de forma moderada.

continua depois da publicidade

Ajuda no processo de digestão

Como já havíamos adiantado, o vinagre de maçã é rico em fibras e isso provoca a sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer diminua. Além disso, ainda age de maneira direta no processo de digestão, fazendo com que o organismo trabalhe melhor.

Cai muito bem, nesse caso, ao ser ministrado sobre saladas, por exemplo.

É aliado no controle da Diabetes

Possui fibras que reduzem a absorção de carboidratos, colaborando, desse modo, para o controle do aumento da glicemia que ocorre após algumas refeições. O vinagre de maçã ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

continua depois da publicidade

Ajuda a proteger de doenças cardiovasculares

Por ser muito potente em sua atuação antioxidante e anti-inflamatório, o vinagre de maçã combate a formação de gordura nos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Outra importante função do vinagre de maçã é ajudar na redução do colesterol ruim, eliminando os triglicerídeos e promovendo controle da pressão arterial.

Atua ajudando a proteger o fígado

A presença de ácidos, tais como gálico, lático, málico e cítrico, faz com que eles atuem diretamente no fígado, colaborando para melhorar as suas atividades. Também atua ajudando a diminuir todo o excesso de gordura do mesmo. Uma das doenças relacionadas ao fígado, que é mais prevenida pelo consumo do vinagre de maçã, é a esteatose hepática.