A ervilha é rica em fibras: confira 5 principais benefícios do alimento

Originária da Europa Meridional e Central, ela é um legume e possui mais de uma variedade. As vitaminas presentes na ervilha são K1, C, B1, B6 e A.

Um dos alimentos ricos para proporcionar benefícios à nossa saúde é da mesma família do feijão e lentilhas: a ervilha. Originária da Europa Meridional e Central, ela é um legume e possui mais de uma variedade. Existe a ervilha que pode ser consumida com a vagem e a mais tradicional, que são os grãos verdes. Consumida in natura, esses legumes são ricos em nutrientes e benefícios à nossa saúde. A ervilha pode ser consumida em forma de sopa, salada, dentro do arroz e em muitas receitas.

continua depois da publicidade

As vitaminas presentes na ervilha são K1, C, B1, B6 e A. Para aqueles que fazem dieta vegetariana e vegana, a ervilha está sempre presente, sobretudo por ser rica em fibras e vários nutrientes. Possui ainda poder antioxidante e boa concentração de manganês. Existem diversos tipos de ervilhas sendo comercializadas, desde frescas a enlatadas.

Confira os principais benefícios da ervilha

Colabora na redução das taxas de triglicérides, colesterol e glicemia

A vitamina B3, encontrada na ervilha, ajuda a controlar e reduzir o teor de triglicérides. Não apenas inibe o desenvolvimento do colesterol ruim, como ajuda no desenvolvimento do chamado HDL que é o colesterol mais benéfico à saúde. De igual modo, o controle deste colesterol ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

continua depois da publicidade

Devido à boa concentração de fibras solúveis, não só diminuem a quantidade de colesterol ruim, como promovem uma melhoria no controle da glicemia.

Ajuda no processo de emagrecimento

Como leguminosa, a ervilha já ajuda muito com seu efeito antioxidante no processo de perda de peso. Sua ação é direta no combate às inflamações que são provocadas pelos radicais livres. Uma das peculiaridades da ervilha é que ela é fonte de fibras solúveis e insolúveis, sabendo que as solúveis atuam mais diretamente na absorção de carboidratos.

Isso indica que ela é capaz de evitar os picos de glicose e insulina. As fibras insolúveis, presentes na ervilha, colaboram diretamente para manter a saciedade e fazem melhorar o funcionamento de nosso intestino. Isso acaba favorecendo a perda de peso para quem busca emagrecer.

continua depois da publicidade

Excelente na prevenção da osteoporose

A falta de cálcio é a mola propulsora para o surgimento da osteoporose e sua ausência prejudica além dos ossos, nossos dentes e até mesmo as unhas. A ervilha é rica em cálcio e, portanto, fornece esse mineral necessário para evitar a osteoporose.

O alimento possui vitaminas do complexo B, que são aliadas nesse processo.

Melhora a imunidade

Muita gente não sabe que a imunidade também pode ser fortalecida por intermédio da ervilha, que possui muitas vitaminas e antioxidantes. A imunidade baixa é a vulnerabilidade do nosso organismo a doenças, tais como Influenza. Uma imunidade alta faz toda a diferença na hora de evitar alguma dessas famigeradas doenças que assolam o mundo.

continua depois da publicidade

Retarda o envelhecimento das células

A ação antioxidante é muito eficaz no combate ao envelhecimento das células e, consequentemente, ajuda a evitar o surgimento de doenças mais graves. Isso ocorre porque os efeitos antioxidantes ajudam a combater os radicais livres.