Mamão é uma fruta rica em nutrientes; veja 4 dos principais benefícios

Além da vitamina C, o mamão também é uma fonte rica de licopeno e betacaroteno, componentes que trazem benefícios para a saúde.

O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Ele é rico em nutrientes, combina com diversos outros alimentos e, devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais, é considerado um “remédio caseiro”. E, para a surpresa de muita gente, a fruta é uma fonte rica de vitamina C, contendo até 10 vezes mais desse nutriente do que a laranja, colocada como a mais importante fonte da vitamina.

continua depois da publicidade

Além da vitamina C, o mamão também é uma fonte rica de licopeno e betacaroteno, componentes que trazem benefícios para a saúde da pele, da visão e do coração. A fruta ainda possui outros nutrientes, como antioxidantes, minerais, ferro, potássio, vitaminas como a B12, por exemplo.

A vitamina B12, conhecida também como cianocobalamina, ajuda na redução dos danos causados pelo excesso de estresse e auxilia a preservar a integridade do sistema nervoso. Confira outros benefícios do mamão.

continua depois da publicidade

Ajuda no trânsito intestinal

As fibras do mamão ajudam na redução da absorção de toxinas, carboidratos e gorduras no organismo. Além disso, as suas fibras estimulam o crescimento das bactérias benéficas presentes no intestino, e que estão relacionadas à regulação da permeabilidade intestinal.

Há que se ressaltar que a redução de tempo do trânsito intestinal auxiliar na menor exposição de toxinas no intestino, o que facilita maior excreção por meio das fezes.

Auxilia na proteção do intestino

A semente do mamão possui em sua composição a enzima papaína. Essa enzima é responsável por facilitar a hidrólise, isto é, a quebra das proteínas em aminoácidos, o que promove o aumento da absorção dos nutrientes no organismo, por meio do trato gastrointestinal.

continua depois da publicidade

Além disso, a semente da fruta possui altos níveis de enzimas proteolíticas que auxiliam na eliminação dos parasitas que residem em nosso corpo.

Ajuda no emagrecimento

O mamão está sempre presente nas dietas, por ser uma fruta de baixo índice glicêmico, possuir poucas calorias e por ser uma fonte rica de fibras. O seu consumo regular está associado a uma melhor digestão, ao bom funcionamento do intestino e ainda ao aumento da saciedade.

A dica é que o consumo da fruta seja associado a uma dieta balanceada e variada.

continua depois da publicidade

Ajuda no controle do colesterol e triglicérides

Quando consumido diariamente e combinado a uma alimentação saudável, rica em vegetais, proteínas e gorduras de boa qualidade, o mamão ajuda a reduzir os níveos de colesterol e triglicérides sanguíneos.

Seu alto teor de fibras auxilia a reduzir o LDL (colesterol “ruim”) do sangue, limpando as toxinas, devido ao seu poder laxativo. Além disso, por ser uma fonte riquíssima de vitamina C, o mamão inibe a oxidação do colesterol nas artérias.