Melhora a pele: confira 7 benefícios do pêssego para a sua saúde

Suas fibras solúveis e insolúveis são responsáveis por diversos benefícios. O baixo índice glicêmico possui participação direta, além do efeito antioxidante.

Não há dúvidas que o pêssego é uma fruta com raízes profundas na história, sobretudo, quando sabemos que, há mais de 4 mil anos, ele já era conhecido e cultivado. O pêssego é encontrado in natura, calda ou sucos. Uma das formas mais comuns de comercialização do pêssego é em calda, mas não significa que seja difícil de encontrá-lo in natura.

continua depois da publicidade

O que muitos não sabem é que os benefícios do pêssego vão além do sabor. A fruta é rica em vitamina C, sendo cerca de 13,2% dessa vitamina que o corpo precisa diariamente. Ela possui diversos benefícios através dos nutrientes que possui. Vamos listar pelo menos sete benefícios que o pêssego pode trazer para nossa saúde.

Veja principais benefícios do pêssego

Ajuda no controle da diabetes

Além de seus efeitos antioxidantes, consegue controlar os picos de glicemia no sangue. Esses antioxidantes são chamados de fitoquímicos que agem diretamente controlando o índice de açúcar. O pêssego natural é o que recomendamos. A versão em calda pode haver presença de açúcares e conservantes químicos.

continua depois da publicidade

Previne doenças graves como o câncer

Os compostos vegetais presentes no pêssego ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. A pele e polpa do pêssego possuem grande concentração de carotenóides, além de ácido caféico, que são antioxidantes com forte influência anticancerígenas.

Um dado interessante diz respeito às sementes do pêssego: elas agem diretamente na limitação de tumores na pele que não são cancerosos, impedindo sua evolução.

Traz benefícios ao sistema cardiovascular e nervoso

Alguns nutrientes presentes no pêssego ajudam a prevenir doenças que podem surgir no sistema cardiovascular. O ferro, por exemplo, tem uma função importante na oxigenação do miocárdio.

continua depois da publicidade

Também existe a vitamina K que impede a coagulação do sangue. Já no sistema nervoso o magnésio presente no pêssego faz com que ocorra uma proteção do sistema nervoso.

Ajuda a prevenir a pele de doenças

Os compostos do pêssego são excelentes e eficazes para ajudar a prevenir doenças de pele. Estudos apontaram que os compostos são capazes de promover a retenção de umidade e ainda melhoram a textura da pele.

Os extratos feitos a partir da flor e semente do pêssego são excelentes para reagir aos danos causados pelos raios UV. Não é por menos que sempre encontramos cosméticos feitos a partir do pêssego.

continua depois da publicidade

Reduz sintomas de alergia

O pêssego também é capaz de prevenir a alergia, diminuindo a ação das histaminas. Inflamações que geralmente provocam a alergia são diretamente combatidas.

É auxiliador na saúde da visão

A presença do antioxidante betacaroteno, presente no pêssego, é muito eficaz para a saúde dos olhos. Isso porque, após ingerido, ele se transforma em vitamina A, que é importantíssima para a saúde ocular. Não menos que isso, age diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

Ajuda no alívio de estresse e ansiedade melhorando o humor

A presença do magnésio é importante para estimular a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Assim, ajuda você a se sentir melhor, mais tranquilo, eliminando o estresse e a ansiedade.

continua depois da publicidade