Mel ajuda a controlar níveis de colesterol; confira 4 dos principais benefícios

O alimento, produzido a partir da coleta de néctar das flores pelas abelhas, é um rico antioxidante que ajuda a proteger as células do envelhecimento precoce.

Além de natural, o mel é um dos alimentos mais nutritivos, saudáveis e importantes que podemos adquirir diretamente da natureza. O alimento, produzido a partir da coleta de néctar das flores pelas abelhas, é um rico antioxidante que ajuda a proteger as células do envelhecimento precoce. No mel, concentra-se substâncias que agem na regulação dos triglicerídeos e colesterol, fazendo, dessa maneira, diminuir os riscos do acúmulo de gorduras nas artérias e previne doenças cardíacas.

continua depois da publicidade

Além dos antioxidantes, estão presentes a vitamina C e minerais, como magnésio, potássio, cálcio, zinco e fósforo. Como se pode notar, o mel é rico em proteínas e carboidratos. Devido a sua grande concentração de antioxidantes, ele atua diretamente na redução dos riscos provocados pela hipertensão arterial.

Benefícios do mel

Controla níveis de colesterol

O mel atua reduzindo o nível de colesterol considerado ruim, chamado de LDL, e aumenta o colesterol bom, que é o HDL. Com o consumo mais frequente do mel, os níveis de triglicerídeos e colesterol são diminuídos no organismo.

continua depois da publicidade

Promove mais defesa do sistema imunológico

Por apresentar uma forte atividade antimicobacteriana, o mel faz com que os níveis de infecção sejam reduzidos. O fortalecimento do sistema imunológico é fundamental para evitarmos doenças que dependem de alta imunidade.

O mel é apenas preventivo e um auxiliador, sendo necessário o uso de medicamentos em casos de doenças respiratórias, por exemplo.

Combate bactéria que desencadeia a úlcera

No mel, é possível encontrar ainda os lactobacilos que atuam no estômago e combatem a bactéria “Helicobacter pylori”, que faz o desencadeamento da úlcera. Assim, é um forte aliado no combate dessa bactéria, reduzindo as chances de uma pessoa desenvolver uma úlcera.

continua depois da publicidade

Reduz riscos de contrair infecções respiratórias

Ainda é possível encontrar, nas propriedades do mel, uma concentração de Flavonoides, Ácido Fenólico e Ácido Glucônico, capazes de promover ação antibacteriana, sobretudo contra o Haemophilus influenzae, que é responsável por provocar as doenças respiratórias.

São muitas as funções do mel em nosso organismo e que já são conhecidas há milhares de anos. Nós utilizamos muito receitas à base de mel contra gripe e resfriados. Uma das poucas contraindicações do mel se refere ao uso abusivo. Até porque qualquer coisa em excesso faz mal.