Vagem faz bem para o intestino: confira 7 principais benefícios

Podendo ser consumida em saladas ou em pratos quentes, a hortaliça fornece benefícios para a nossa saúde.

Com um sabor delicado e crocante, a vagem é uma hortaliça que fornece muitos benefícios para a nossa saúde. O seu consumo regular proporciona bem-estar ao corpo e fortalece o funcionamento do nosso organismo.

continua depois da publicidade

Ela é da mesma família do feijão, por isso, é conhecida também como “feijão verde”. Podendo ser consumida em saladas ou em pratos quentes, a vagem possui em sua composição ácido fólico, vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

Apesar da origem na América Central, há diversos tipos da hortaliça disponíveis no Brasil, mas as mais comuns são a vagem macarrão, que é arredondada, e a vagem manteiga, caracterizada por ser mais achatada. A tonalidade do verde pode variar um pouco, mas mesmo com essas diferenças físicas, os nutrientes são bastante semelhantes.

continua depois da publicidade

Confira os sete principais benefícios da vagem

1. Ajuda no funcionamento do intestino

A vagem é rica em fibras alimentares, por isso, ela ajuda nos movimentos peristálticos, as contrações intestinais responsáveis pela movimentação do bolo alimentar. Por esse motivo, a hortaliça traz benefícios para quem tem prisão de ventre, já que melhora o trânsito intestinal e facilita a eliminação das fezes.

2. Ajuda no humor

A vagem possui em sua composição nutrientes importantes que ajudam no humor. Entre eles estão o magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

3. Melhora a visão

Fonte de betacaroteno, antioxidante convertido em vitamina A durante a digestão, a vagem tem papel importante na saúde ocular. A deficiência dessa vitamina pode causa prejuízos na produção de lágrimas e provocar degeneração da córnea, problemas que podem levar à cegueira.

continua depois da publicidade

4. Melhora a saúde dos ossos

A vagem é fonte de vitamina K e cálcio, por isso, ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de problemas como a osteoporose. A vitamina ajuda na fixação do cálcio no organismo, evitando que os ossos fiquem mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

5. Controle a quantidade de açúcar no sangue

Por ter baixo teor de carboidratos e presença de fibras, a vagem ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue (glicemia). Isso, quando consumida em uma refeição com alimentos que são fontes de carboidratos, proteínas e gorduras.

6. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

A vagem possui em sua composição nutrientes que contribuem com o sistema imunológico, como as vitaminas C e A. Seus nutrientes e minerais são responsáveis por ajudar a manter integridade das mucosas. Isso, por sua vez, auxilia na defesa contra agentes externos.

continua depois da publicidade

Além disso, a vagem atua na produção e ativação das células de defesa e anticorpos. E ainda tem efeito antimicrobiano, ou seja, mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

7. Ajuda no controle de peso

Como tem bastante água e fibras, a vagem promove a saciedade, por isso diminui a vontade de comer mais e auxilia na manutenção do peso. Além disso, é um alimento que possui poucas calorias: 100g de vagem cozida sem sal contém 23kcal.