Aveia faz bem para o quê? Confira 7 benefícios do cereal para a saúde

Você sabe por que é importante incluir a aveia em sua alimentação? Confira as explicações a seguir.

Ter uma alimentação rica em grãos e cereais é fundamental para o bom funcionamento do intestino, por isso é importante buscar formas de incluir ingredientes como a aveia em suas receitas. Além de fazer bem à saúde gastrointestinal, a aveia é um alimento poderoso e saudável por outros motivos. Confira, a seguir, quais são os benefícios da aveia:

continua depois da publicidade

1. Auxilia no processo de emagrecimento

Se você precisa perder peso por alguma razão, apostar em receitinhas com aveia é uma forma de colaborar com o emagrecimento, pois esse ingrediente é rico em fibras, que provocam a sensação de saciedade. A aveia em si não é um produto de baixa caloria, mas é totalmente possível consumi-la em quantidades moderadas.

2. Ajuda a aumentar o ganho de massa magra

Quer ganhar massa muscular? Além de fazer atividades físicas, é importante cuidar da alimentação, por isso a aveia é uma ótima pedida. Rico em proteínas vegetais, esse ingrediente ajuda seus músculos a se recuperarem depois de um treino e ainda fornece outros nutrientes importantes, como ferro e vitaminas do complexo B.

continua depois da publicidade

3. Faz bem à pele

Você já deve ter visto alguns hidratantes ou sabonetes à base de aveia, não é mesmo? Isso tem a ver com o fato de que a aveia equilibra o pH da pele, diminuindo processos inflamatórios e até mesmo coceiras.

4. Ótima fonte de energia

A aveia tem carboidratos complexos, que são aqueles absorvidos de maneira mais lenta pelo organismo. Esse tipo de carboidrato é ideal para que o corpo tenha energia por mais tempo e não sofra com os picos de glicemia. Uma fruta com aveia antes de um treino pesado é um lanchinho estratégico e inteligente.

5. Previne o câncer intestinal

Por ser rica em fibras, a aveia melhora a qualidade das bactérias presentes no intestino, evita a prisão de ventre e ajuda na eliminação de toxinas pelo corpo. Tudo isso ajuda a diminuir as chances de desenvolver câncer de intestino.

continua depois da publicidade

Viu só como a aveia realmente faz bem à saúde? A melhor parte disso tudo é que é extremamente fácil incorporar esse ingrediente a sua alimentação. Da próxima vez que for ao mercado, não se esqueça de comprar aveia!

Recado importante: toda recomendação de dieta e cardápio deve ser feita apenas por um profissional da área de nutrologia. Nossos textos têm a intenção apenas de informar quais são os principais benefícios de alguns ingredientes para a saúde. Nada disso, no entanto, substitui uma consulta com um médico nutrólogo ou uma nutricionista.