7 utilidades da casca da banana que você provavelmente não conhecia

Além de consumir o fruto delicioso e cheio de nutriente, você sabia que pode aproveitar a casca da banana para diversas utilidades? Confira!

Pesquisas demonstram que o desperdício de comida no mundo é algo estarrecedor, milhões de toneladas de alimentos são descartados no lixo diariamente. Mas imagine se todos pudessem aproveitar o máximo dos alimentos? A casca da banana, por exemplo, é muito nutritiva e contempla diversas finalidades.

continua depois da publicidade

De acordo com dados oficiais da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a banana é a segunda fruta mais consumida no mundo. Logo, por que não fazer dela a mais aproveitada?! Além do consumo alimentício, a casca da banana possui diversas utilidades que suponho que você nem sequer imagina. Desde ajudar a cuidar de picadas de insetos até lustrar sapatos e cuidar dos cabelos.

O Brasil é um dos maiores produtores desta fruta. Aqui, existem muitas variedades de banana que diariamente são consumidas em grande quantidade e estão presente em praticamente todas as mesas. Abaixo vamos listar algumas das principais utilidades da casca da banana.

continua depois da publicidade

Ajuda a retirar manchas de picada de insetos da pele

A casca da banana possui polissacarídeos que agem como anti-inflamatórios e, deste modo, naqueles pontinhos vermelhos na pele que são provocados pelas picadas de insetos, a casca ajuda a melhorar a vermelhidão no local e aliviar a dor. Deve ser aplicada diretamente com a parte interna da casca para baixo.

Elimina calos

Pessoas que sofrem com calos nos pés podem utilizar a casca de banana para diminuir a dor e irritação. A casca deve ser colocada com a parte de dentro para o pé. Uma dica é utilizar quando for dormir e vestir uma meia para deixá-la firme. A ação das propriedades presentes na casca pode ajudar a amaciar os pés e diminuir os impactos dos calos.

Facilita a lustrar a prataria

Com o tempo algumas peças de sua prataria podem apresentar manchas e a casca da banana é excelente no processo de limpeza. O mais indicado é bater as cascas no liquidificador e fazer uma pasta, aplicando-a com uma flanela sobre a prataria. Também é possível utilizar outra casca para aplicar. O brilho e lustre que são dados ficam impecáveis.

continua depois da publicidade

Fertiliza plantas

A casca de banana é excelente para promover uma adubação orgânica em plantas, trazendo revitalização à terra. A casca pode ser colocada diretamente no solo e ela vai se desintegrando e passando seus componentes minerais para a planta. Em caso de plantas mais aquáticas, basta colocar as cascas em uma garrafa de borrifar e deixar uns dois dias, podendo logo em seguida ser borrifada diretamente na planta.

Clareia os dentes

Por incrível que pareça a casca da banana é excelente no processo de clareamento dos dentes. A parte interna da casca (parte branca da polpa) pode ser passada diretamente nos dentes, pois suas propriedades tornam-se um clareador de dentes totalmente natural. É evidente que o uso deve ser constante para alcançar resultados.

Amacia carnes

Carnes mais duras que são levadas ao cozimento podem tornar-se mais macias quando colocamos alguns pedaços da casca sobre elas enquanto cozinham. Também é possível deixá-las sobre a carne durante um tempo antes de cozinhar ou assar para que elas fiquem mais macias.

continua depois da publicidade

Pode auxiliar no tratamento da acne

As acnes são um problema sério para as pessoas, sobretudo, quando elas se tornam maiores, deixando aquelas manchas amareladas ou vermelhas na pele. Devido à ação anti-inflamatória e cicatrizante da casca da banana ela é utilizada tanto para evitar quanto para tratar as acnes. Neste caso é utilizada a parte interna da casca, parte branca, que deve ser raspada com colher e aplicada no local.

Vale ressaltar que essas dicas alternativas de uso da casca de banana não substituem tratamentos e nem são receitadas. Em algum caso clínico, sobretudo, dermatológicos, o mais certo a fazer é procurar um profissional e utilizar o que foi indicado por ele. Haja vista que as reações são muito relativas e variam de uma pessoa para outra, devido à resposta do organismo de cada um.