Gergelim é bom para o quê? Veja os benefícios da semente para a saúde

Rico em fibras, o gergelim traz diversos benefícios à nossa saúde. Veja alguns exemplos dos nutrientes da semente.

Uma semente versátil, o gergelim pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Mas saiba que ele também possui muitas outras funções e diversos benefícios à saúde. Também conhecida como sésamo, a semente ainda possui diversos produtos que derivam dela, tais como o óleo de gergelim, barra de cereais e pode ser cozida com arroz, tempero de carnes, entre outras.

continua depois da publicidade

O gergelim possui diversas propriedades, como antioxidantes, lignanos, Vitamina E e muita fibra. Em sua composição o gergelim ainda é rico em fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ômega 6. Então percebe-se que esta pequena semente é fonte de muitos nutrientes! Vamos identificar quais são suas principais ações em favor da nossa saúde?

Vale ressaltar que as informações apresentadas no texto são baseadas em dados nutricionais, mas esses valores podem mudar de uma pessoa para outra. Assim, não recomendamos adotar como uma forma oficial de dieta alimentar, haja vista que esse trabalho deve ser desenvolvido por um profissional nutricionista.

continua depois da publicidade

Principais benefícios do gergelim

Reduz os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares

O gergelim é muito eficaz no processo de redução do colesterol, isso porque a sesamina, uma espécie de lignano presente no gergelim, atua no metabolismo das gorduras do organismo, assim colaborando com a oxidação destas no fígado, promovendo, desta forma, a redução do colesterol ruim.

Colabora com prevenção do câncer

continua depois da publicidade

Estudos apontam que devido à quantidade de vitaminas e minerais importantes presentes na semente de gergelim ele pode estar diretamente ligado à prevenção de certos tipos de câncer. A presença do fitato antioxidante colabora para combater os efeitos dos chamados radicais livres.

Ajuda a reduzir as dores provocadas pela artrite

A sesamina também possui propriedades com o poder de reduzir as dores provocadas pela artrite, isso porque ela atua como propriedades condroprotetoras, analgésicas e anti-inflamatórias. Sua ação anti-inflamatória ajuda também a diminuir os quadros de mal-estar.

continua depois da publicidade

Atua a favor do bom funcionamento da tireoide

Por possuir selênio em sua composição ajuda na produção e regula os hormônios tireoidianos. Esses hormônios de forma regulada são responsáveis pelo bom funcionamento da tireoide.

Segue uma lista de outras funções do gergelim, no sentido de beneficiar nossa saúde:

continua depois da publicidade
  • Evita lesões no fígado;
  • Reduz sintomas da menopausa e da TPM;
  • Fortalece dentes e ossos;
  • Melhora saúde da pele;
  • Aumenta a imunidade;
  • Tem efeito calmante;
  • Reduz a diabetes.

Agora que já conhece os benefícios da semente de gergelim é uma boa dica avaliar o uso mais frequente em sua dieta. Mas lembre-se de sempre consultar um nutricionista, como já ressaltamos, pois esses valores e propriedades podem variar de uma pessoa para outra, conforme a resposta do organismo.