Rica em potássio, a banana ajuda a ter uma boa noite de sono; entenda

Considerada a fruta mais consumida no Brasil, a banana funciona como um sedativo natural. Saiba mais detalhes.

A banana é a fruta mais consumida no Brasil. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um brasileiro consome cerca de 25 kg de banana por ano.
Oriunda da China, ela se adaptou muito bem ao nosso clima tropical, sendo produzida em todos os estados do país. Além disso, ela é a segunda fruta mais exportada, ficando atrás apenas da laranja.

continua depois da publicidade

A fruta é conhecida pelo alto teor de cálcio e potássio, sendo benéfica principalmente para os atletas e praticantes de exercícios físicos, já que ajuda a evitar câimbras e dores musculares.

Mas, o que talvez você (ainda) não saiba é que a banana é um excelente aliado para quem sofre de insônia. Isso porque a fruta contém triptofano, um aminoácido precursor da melatonina hormônio do sono.

continua depois da publicidade

Além disso, a banana é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono, e ainda possui magnésio em sua composição. Esses dois nutrientes em conjunto com triptofano fazem com que a fruta funcione como um sedativo natural.

Por isso, a dica é comer a banana na última refeição do dia. Combinada a outros alimentos recomendados para você por um profissional, espere ter uma noite de sono profundo.

Conheça outros benefícios da banana

Além de proporcionar uma boa noite de sono, a banana ainda oferece os seguintes benefícios para o nosso organismo:

continua depois da publicidade
  • Ajuda nas funções cerebrais;
  • Promove o bom humor;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Aumenta a saciedade e, com isso, ajuda na perda de peso;
  • Traz benefícios para o sistema digestivo do corpo;
  • Faz bem para visão.

*As informações contidas neste texto são meramente informativas. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira saber como consumir o alimento em questão de acordo com sua necessidade, procure um especialista.