Chá de hortelã melhora problemas digestivos? Confira os benefícios

Veja nossa lista com os inúmeros benefícios do chá de hortelã e descubra por que ele é conhecido por melhorar problemas digestivos.

O chá de hortelã possui diversos benefícios para a saúde, haja vista que possui muitas propriedades medicinais que são analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e, igualmente, digestivas. Por vezes, já ouvimos que o chá de hortelã é excelente para quem apresenta problemas digestivos e isso possui base comprovada.

continua depois da publicidade

Porém, como de praxe vale ressaltar que esses efeitos variam de um organismo para outro, portanto, este artigo não tem como fundamento desenvolver uma receita, nem substituir algum tratamento. Este chá de hortelã atua como uma espécie de relaxante para os músculos do estômago e intestino, assim promove uma redução das contrações que provocam dores e o mal-estar estomacal.

Entre outros benefícios relacionados aos problemas digestivos, igualmente, promove uma redução dos sintomas de náuseas, vômitos, gases e inchaços abdominais. Possui ação na bílis de forma mais indireta, mas não menos importante, fazendo com que seja estimulada sua secreção.

continua depois da publicidade

Trata-se de um composto que é produzido diretamente pela vesícula biliar e que tem como função promover o bom funcionamento do fígado para que, consequentemente, ocorra uma melhor digestão dos alimentos ingeridos.

Já existem alguns estudos que apontam uma ligação entre o chá de hortelã com o alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável. Assim, atua diminuindo os sintomas de gases, dores abdominais e até crises de diarreia. Os efeitos antiespasmódico são eficazes na eliminação de toxinas.

Um dos estudos sobre o chá de hortelã é conduzido no Brasil pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os efeitos positivos do chá de hortelã na saúde intestinal é apenas um dos muitos benefícios. Além dos benefícios relacionados a problemas digestivos, este poderoso chá possui muitos outros apontados por estudos, tais como:

continua depois da publicidade
  • Reduz desconfortos menstruais, como a cólica;
  • Alivia dores de cabeça e enxaqueca, por ser um potente analgésico;
  • Combate sintomas de ansiedade e estresse;
  • Melhora a concentração;
  • Regula o colesterol;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • É considerado um eficaz antibacteriano.