Confira os principais benefícios da babosa para sua pele e cabelo

Graças aos nutrientes presentes na sua composição, a planta ajuda a manter a saúde da pele e do cabelo. Saiba mais.

A babosa, nome popular da planta Aloe vera, é uma planta medicinal, que pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde do cabelo ou da pele.

continua depois da publicidade

Para oferecer esses benefícios, a planta possui inúmeros nutrientes, entre elas estão as vitaminas, principalmente B1, B2, B6, B12, A, E e C, minerais, como cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco, e ainda alguns aminoácidos e ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos.

A seguir, confira os principais benefícios da babosa para a saúde da pele e do cabelo.

continua depois da publicidade

Para a saúde do cabelo

1. Trata a queda de cabelo

A babosa auxilia na produção de colágeno, ajudando, por consequência, a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água em sua composição, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.

2. Hidrata o cabelo e estimula o crescimento dos fios

continua depois da publicidade

A babosa possui enzimas que auxiliam na remoção das células mortas do couro cabeludo. A planta ainda é uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios e o couro cabeludo, promovendo um crescimento dos fios de maneira mais rápida e forte.

3. Elimina a caspa

Por possuir enzimas que removem as células mortas, a babosa é uma planta que pode ser usada no tratamento da caspa, uma vez que a descamação excessiva é formada por placas de células mortas.

continua depois da publicidade

Para a saúde da pele

1. Combate rugas

A babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno pela pele, substância responsável por manter sua elasticidade. Dessa forma, quando utilizada regularmente, a planta pode diminuir a profundidade das rugas e até eliminar algumas marcas de expressão nos olhos, testa e na boca.

2. Limpa as camadas profundas da pele

continua depois da publicidade

A babosa é uma excelente base para um esfoliante, pois além de hidratar a pele, ela fornece oxigênio para manter forte as células mais profundas.

3. Trata queimaduras solares

A babosa é uma ótima opção para tratar, prevenir e até mesmo curar queimaduras solares, inclusive, ela é encontrada em produtos para tratar queimaduras e em protetores solares.

Recado importante: as informações presentes neste texto têm caráter meramente informativo. Caso deseje usar a planta em questão ou tenha alguma dúvida sobre as informações aqui contidas, procure a orientação de um especialista.