Beterraba é rica em vitaminas A, B e C; confira benefícios do vegetal

Com forte concentração de vitaminas A, B e C, a beterraba ainda é uma importante fonte de minerais como magnésio, sódio, ferro, zinco e potássio.

A beterraba é um dos vegetais mais presentes na mesa do brasileiro e isso não se deve apenas por ser muito bom em sopas, saladas ou em cozidos de legumes. Mas, também, por seus benefícios que são muitos. Considerada como aliada do emagrecimento, a beterraba possui muitos outros benefícios que iremos apresentar aqui.

continua depois da publicidade

Com forte concentração de vitaminas A, B e C, a beterraba ainda é uma importante fonte de minerais como magnésio, sódio, ferro, zinco e potássio. Com função antioxidante atua diretamente na prevenção de alterações e degenerações que podem ocorrer nas células. Assim, a beterraba pode contribuir para evitar surgimento de câncer e outras doenças crônicas.

Neste vegetal, podemos encontrar muita concentração de carotenóides e dos compostos fenólicos e flavonoides. É importante frisarmos que nossa matéria têm apenas caráter informativo e o mais indicado é consultar um nutricionista para desenvolvimento de uma dieta.

continua depois da publicidade

Confira principais benefícios da beterraba

Previne e combate quadros de anemia

A beterraba é rica em ferro e, igualmente, em vitaminas do complexo B e vitamina C. Esses compostos são muito eficazes no combate da anemia e até para evitar que ocorram.

Ajuda a proteger o sistema nervoso

As vitaminas do complexo B são muito eficazes na proteção do sistema nervoso central. A forte concentração de vitaminas B1 e B2 colabora diretamente para a atuação nesta área.

Contribui para melhor desempenho sexual

A beterraba contribui diretamente para o desenvolvimento de hormônios sexuais e isso ocorre devido à presença de um mineral chamado boro, que é excelente no desenvolvimento deste hormônio.

continua depois da publicidade

Também por ter uma função vasodilatadora a beterraba pode contribuir muito no fluxo sanguíneo dos músculos do corpo todo.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

A vitamina C e a betalaína, presentes na beterraba, são excelentes antioxidantes que agem protegendo as células, evitando assim, a chamada oxidação das células, que ocorre pela ação direta dos radicais livres.

Com isso, as células não promovem o envelhecimento mais rápido e ajudam a manter a prevenção.

continua depois da publicidade

Aliada do processo de emagrecimento

Tanto consumida crua quanto através do suco, a beterraba pode ser importante aliada no processo de emagrecimento. Por ser rica em fibras que atuam no trato gastrointestinal, colabora para a absorção e eliminação de uma parte das gorduras ingeridas. Para tanto, é necessário que a pessoa tenha um estilo de vida saudável e que sua alimentação seja pautada na saúde.