5 dicas para fortalecer o seu corpo e, com isso, aumentar a imunidade

A baixa imunidade pode deixar o nosso organismo propenso a desenvolver diversas doenças. Para evitar que isso aconteça, confira as nossas dicas.

A imunidade baixa pode trazer diversos problemas para o nosso corpo, além do cansaço e desânimo. A baixa no sistema imunológico pode causar o desenvolvimento de infecções, gripes, febre e outras doenças que se aproveitam para atacar o nosso organismo quando as nossas células de defesa não estão fortalecidas.

continua depois da publicidade

Logo, sendo o sistema imune o responsável por proteger o nosso organismo contra a entrada de vírus, bactérias e outros intrusos, é importante fortalecer o nosso corpo.

Para isso, confira a seguir cinco dicas que preparamos para você fortalecer o seu corpo e, com isso, aumentar a sua imunidade. Mas lembre-se de que elas são apenas a título de informação, sendo assim, para se aprofundar no assunto e verificar o que seria melhor para o seu caso, o ideal é procurar um médico especialista.

continua depois da publicidade

1. Tenha uma alimentação saudável

Comer de forma saudável, com alimentos ricos em todos os nutrientes necessários para manter a saúde do nosso corpo, é essencial para garantir uma boa imunidade.

Uma alimentação rica em vitaminas é fundamental para a saúde, como a vitamina C, A e vitaminas do complexo B, além do ferro, zinco e selênio, nutrientes que atuam diretamente no fortalecimento da imunidade.

2. Tome sol todos os dias

O sol fornece a principal fonte de vitamina D, por isso é recomendável ficar um tempo ao sol diariamente, de preferência até às 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

continua depois da publicidade

A vitamina D é fundamental para o fortalecimento dos ossos e das defesas do sistema imunológico.

3. Pratique exercícios físicos

Além de reduzir o estresse, os exercícios físicos são responsáveis por aumentar a produção de anticorpos no organismo.

E é possível praticar alguma atividade física mesmo estando em casa, reservando 30 minutos do seu dia e utilizando materiais simples, como corda, cadeira ou até mesmo o próprio corpo.

continua depois da publicidade

4. Hidrate-se regularmente

A ingestão de líquidos é responsável por retirar o excesso de impurezas do organismo e ajudar a prevenir doenças.

A quantidade de consumo de água por dia pode variar, de acordo com diversos fatores, como a idade e o peso de cada pessoa, bem como o clima e a temperatura de onde ela vive.

Mas, de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

continua depois da publicidade

5. Durma bem

Já está comprovado que pessoas que dormem menos de 6 horas por noite estão mais suscetíveis a desenvolver doenças cardiovasculares.

Além disso, a falta do sono de qualidade dificulta a produção de novas células durante o descanso, diminuindo, por consequência, a imunidade e deixando o indivíduo vulnerável.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é dormir em média 7 ou 8 horas por noite.