Cebola pode prevenir doenças? Confira 5 de seus benefícios

A cebola vai muito além de ser só um tempero de vários alimentos, por oferecer diversos benefícios para o nosso organismo. Confira cinco deles.

A cebola, vegetal popularmente utilizado para temperar vários alimentos, oferece diversos benefícios para a saúde, por possuir propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes.

continua depois da publicidade

Por esse motivo, consumi-la regularmente é uma ótima opção para manter a saúde do nosso organismo. Ela pode ser encontrada em diversos tipos, como a amarela, a branca e a roxa. Além disso, pode ser consumida crua, frita, assada, grelhada e até mesmo em conserva.

Mas independentemente do tipo que apresenta e da forma que é consumida, a cebola continua a oferecer benefícios para a nossa saúde, prevenindo, inclusive, doenças. Vale ressaltar, por outro lado, que o nosso texto tem caráter apenas informativo.

continua depois da publicidade

Para verificar os efeitos da cebola em seu corpo, o mais recomendado é consultar um profissional da nutrição. Ele poderá indicar dieta, quantidade permitida e outras informações personalizadas.

A seguir, confira a lista que preparamos com cinco benefícios da cebola.

1. Controla o diabete

A cebola possui em sua composição uma substância chamada glucoquinina, espécie de insulina vegetal que auxilia na regulação de açúcar no sangue e no controle da insulina. Ela ainda possui a alicina, mas essa substância só é obtida quando o vegetal é triturado.

continua depois da publicidade

2. Combate a hipertensão

Quem sofre com pressão alta pode ter a cebola como uma grande aliada, já que o vegetal contém potássio, mineral responsável por eliminar o excesso de líquidos no corpo e diminuir a quantidade de sódio no organismo.

3. Auxilia na prevenção e no combate de doenças

A cebola ajuda a prevenir e combater doenças como gripe, resfriados, amigdalite, asma, alergias e até mesmo o câncer. Isso porque, ela é uma rica fonte de quercetina, antocianinas, vitamina C e as do complexo B, e outros compostos antioxidantes que proporcionam ação antimicrobiana e anti-inflamatória.

4. Faz bem ao coração

Aqui, mais uma vez a quercetina presente na cebola entra em ação. Ela melhora a circulação sanguínea, pois ajuda a prevenir a formação de coágulos, além de regular as taxas de colesterol. Além disso, por conter silício, a cebola também ajuda a prevenir o envelhecimento de veias e artérias.

continua depois da publicidade

5. Ajuda a combater o envelhecimento precoce

A cebola possui em sua composição alto teor de vitaminas A, C e E, além de substâncias como enxofre, selênio e antocianina. Todos esses nutrientes fazem da cebola um poderoso antioxidante, responsável por combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

A vitamina C, em específico, ainda auxilia na produção de colágeno, proteína considerada indispensável para a firmeza da pele e prevenção de rugas e marcas de expressão.