Confira 5 motivos para acrescentar acelga nas suas receitas

A acelga se destaca entre as hortaliças por ser rica em antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde do nosso corpo. Saiba mais.

Nativa da Europa e descoberta por um botânico suíço, a acelga é uma hortaliça muito utilizada na culinária oriental. No Brasil, ela não costuma ter tanto destaque, por não ser tão conhecida dos brasileiros.

continua depois da publicidade

Com folhas verdes e hastes que podem variar entre o branco, vermelho ou amarelo, a hortaliça apresenta um sabor exótico, que fica no meio do caminho entre o amargo da beterraba e o salgado do espinafre.

Ela pode ser usada em diversas receitas, como chás e até em recheios de tortas e panquecas. Mas, além do gosto característico e do fato de ser um ingrediente versátil na cozinha, o que faz a acelga se destacar entre as hortaliças é o fato de ser rica em antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde do nosso corpo.

continua depois da publicidade

A seguir, confira cinco motivos para acrescentar acelga nas suas receitas e ainda manter o corpo saudável.

1. Faz bem ao coração

Por ser rica em vitamina K, a acelga inibe a calcificação vascular, dificultando a formação de placas nas artérias. Além disso, previne a aterosclerose, uma vez que aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Já a presença do cálcio auxilia nas funções neuromusculares, pois age no ciclo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos.

A acelga ainda possui magnésio, que exerce papel fundamental na manutenção da saúde cardiovascular por melhorar a disfunção endotelial, e potássio, que age sobre a pressão arterial e a atividade muscular das células nervosas.

continua depois da publicidade

2. Ajuda a manter a saúde da circulação

A acelga também é uma aliada dos bebês prematuros. Como fonte de vitamina K, ela contribui para a circulação sanguínea, evitando que haja hemorragias nos pequenos, como os sangramentos intestinais.

3. Favorece a densidade óssea

O consumo da hortaliça estimula uma maior fixação de cálcio nos ossos e nos dentes. Essa ação é fundamental para a formação das fibras de colágeno do nosso organismo, graças às vitaminas C e K e proteínas presentes em sua composição nutricional.

4. Melhora a visão e a pele

Por possuir Vitamina A, a acelga ajuda a ter visão e pele saudáveis. Isso porque o nutriente protege a córnea, estimula o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos e mantém a integridade e função das células.

continua depois da publicidade

A hortaliça também é rica em vitamina C e ferro, nutrientes responsáveis por evitar o envelhecimento precoce, pois estimulam a produção de colágeno e o combate aos radicais livres. O alimento ainda é fonte de proteínas, que facilitam o transporte molecular e a reparação e regeneração celular.

5. Fortalece o sistema imunológico

Por conter vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, a acelga desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico ao aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos. Esse aumento, por sua vez, cria uma barreira de defesa do corpo contra infecções e doenças.

Recado importante: as informações contidas neste texto têm caráter meramente informativo. Caso queira se aprofundar no assunto, procure a orientação de um especialista.

continua depois da publicidade