Língua branca: o que pode ser e como resolver o problema

Caso tenha notado que sua língua está esbranquiçada, é bom dar uma olhada, afinal a saúde bucal vai além dos dentes e gengiva.

Estar com a língua branca, normalmente, não é algo muito grave, porque é sinal de proliferação excessiva de fungos e bactérias dentro da boca. Nessa situação, as papilas da língua inflamam e a sujeira e as células mortas da boca acabam ficando presas entre elas, levando ao surgimento de uma camada esbranquiçada.

continua depois da publicidade

Essa condição pode ser agravada pela falta de higiene bucal adequada ou pelo sistema imune enfraquecido (esse é o caso dos bebês, idosos e imunossuprimidos). Então, via de regra, uma higiene mais adequada, que pode incluir remoção da placa branca com raspadores, já é suficiente para diminuir o embranquecimento.

Entretanto, algumas outras doenças podem ter como sintomas a língua branca, vale a pena conferir para não ficar desprevenido. Lembrando que nosso texto tem caráter meramente informativo. Caso queira entender o seu caso em específico, o ideal é consultar um profissional da saúde para que ele possa fazer o diagnóstico correto. Ele mostrará se a sua língua está saudável ou não.

continua depois da publicidade

1. Candidíase oral

Também conhecida como sapinho, além de manchas brancas, mau hálito, ardência nas regiões atingidas e sensação de estar com algodão na boca.

O tratamento envolve higiene bucal, com pelo menos duas escovações diárias dos dentes e da língua, além de utilizar enxaguante bucal uma vez ao dia.

Caso os sintomas não melhorem em uma semana, deve-se procurar um médico ou cirurgião-dentista para acompanhamento especializado.

continua depois da publicidade

2. Leucoplasia

Uma doença crônica com placas brancas no interior de toda a boca. Elas não melhoram com a escovação e costumam não doer. Não se sabe a causa exata dessa doença, mas é mais frequente em fumantes e poderia estar ligada aos primeiros sintomas de câncer de boca.

Caso veja manchas que não diminuam com a escovação por duas semanas, deve-se procurar assistência médica ou odontológica para avaliar o risco de câncer, eventual tratamento medicamentoso ou a necessidade de procedimento cirúrgico.

3. Líquen plano

Essa é uma doença autoimune que causa manchas brancas na língua e no interior das bochechas. Também é comum pequenas lesões semelhantes a aftas, ardência na boca e sensibilidade excessiva quando ingerir comidas quentes, ácidas ou picantes.

continua depois da publicidade

Nessa situação procure um médico imediatamente. Mesmo não havendo uma cura, é possível aliviar os sintomas com medicação.

4. Sífilis

Essa é uma infecção sexualmente transmissível que pode afetar a boca durante o sexo oral desprotegido. Os primeiros sintomas podem demorar até três semanas para surgir, sendo que nessa fase da doença é comum o aparecimento de feridas na boca.

É muito importante ir ao médico, pois é necessário realizar tratamento com antibióticos. Sem o tratamento adequado, os sintomas podem melhorar após algumas semanas, mas a sífilis irá evoluir para sua segunda fase, podendo inclusive se espalhar por todo o corpo.

continua depois da publicidade

Resumindo, caso a língua branca não melhore em uma semana de higiene adequada ou seja acompanhada de dor e/ou ardência, deve-se consultar um cirurgião-dentista ou médico imediatamente para que se realize o tratamento adequado.