Quais alimentos possuem glúten? Confira lista com 13 deles

Pessoas com intolerância ao glúten e as que sofrem com doença celíaca devem saber quais alimentos possuem a substância antes de consumi-los.

O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, cevada e centeio, que pode causar inflamação a nível abdominal em algumas pessoas, principalmente naquelas que tem intolerância ao glúten ou nas diagnosticadas com a doença celíaca. Outros sintomas também podem aparecer como diarreia, dor e sensação de barriga estufada.

continua depois da publicidade

Por isso, é importante reconhecer os alimentos que contém esta substância em sua composição e adotar uma dieta sem glúten. Sabendo disso, preparamos uma lista com 13 alimentos que possuem glúten para você saber se pode incluí-los ou não em seu cardápio diário.

Vale notar, no entanto, que o recomendado é sempre conferir o rótulo dos produtos, sejam eles industrializados ou não, antes de consumi-los.

continua depois da publicidade
  1. Trigo, incluindo a farinha e os grãos;
  2. Centeio;
  3. Cevada;
  4. Semolina;
  5. Massas, como a exemplo dos bolinhos, nhoques e raviólis;
  6. Macarrão. Lembrando que o macarrão de arroz e de feijão não contêm glúten;
  7. Cerveja, exceto aquelas que deixem explicito que não contêm glúten, bem como qualquer bebida de malte;
  8. Farinhas de uma forma geral, como por exemplo a farinha de rosca;
  9. Pães e pastéis, incluindo então os croissants, naan, bagels, pão de milho, rosquinhas, pães de batata, entre outros;
  10. Biscoitos e bolachas;
  11. Panquecas;
  12. Cereais e granola. Os flocos de milho e cereais de arroz que geralmente contêm extrato ou aroma de malte. Em relação à granola, possui glúten aquela que é fabricada com aveia comum;
  13. Molho de soja tradicional.

Dieta sem glúten

A dieta sem glúten é indicada especialmente para as pessoas que possuem intolerância a proteína ou que sofram com a doença celíaca. No entanto, as pessoas de um modo geral podem ser beneficiadas por esse tipo de dieta, já que que grande parte dos alimentos que contém glúten também são ricos em gordura e açúcar, fornecendo, dessa forma, muitas calorias ao corpo e promovendo o ganho de peso.

Mas, atenção. Antes de seguir uma dieta sem glúten, é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista para evitar eliminar de forma desnecessária alguns alimentos da dieta, bem como para o profissional adaptar a alimentação de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.