Acerola aumenta a imunidade corporal; confira 7 outros benefícios

Além de cheia de sabor, essa fruta é nutritiva e deveria fazer parte da sua alimentação.

A acerola é uma fruta tropical, com poucas calorias e rica em nutrientes que fazem bem à saúde. Consumir a fruta in natura ou em suco é uma ótima maneira de manter uma alimentação saudável, equilibrada e que ajuda a combater alguns problemas de saúde.

continua depois da publicidade

Se você ainda não tem o hábito de comprar acerola, conheça alguns de seus benefícios a seguir e se lembre dessa pequena obra-prima da natureza da próxima vez que for à feira:

1. Rica em vitamina C

A vitamina C é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela ajuda o corpo a captar o ferro dos alimentos, melhora o sistema imunológico e, de quebra, faz bem à saúde da pele e dos cabelos.

continua depois da publicidade

2. Tem ação antioxidante

A cor da acerola já indica que ela é uma fonte de licopeno, um antioxidante que reduz os efeitos dos radicais-livres no corpo e, por isso, diminui a chance do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

3. Fonte de vitamina A

Essa vitamina é fundamental para a síntese do colágeno, assim como a vitamina C, ajudando no fortalecimento das unhas, do cabelo e da pele.

4. Faz bem aos olhos

Os méritos aqui também são da vitamina A, que é um antioxidante importante para a saúde dos olhos.

continua depois da publicidade

5. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Por ter carotenóides em sua composição, a acerola ajuda a reduzir os índices do colesterol LDL, conhecido como ruim.

6. Previne manchas na pele

Olha só que bacana: a acerola tem ação fotoprotetora, o que significa que ela ajuda a prevenir o aparecimento de manchas na pele. Lembre-se, no entanto, de que o uso de filtro solar é indispensável mesmo com uma boa alimentação.

7. Melhora as funções intestinais

Como é uma frutinha rica em fibras, a acerola também melhora o funcionamento do intestino. É importante salientar que, para que um alimento fibroso desempenhe esse papel positivo no trato intestinal, é preciso consumir bastante água.

continua depois da publicidade

Viu só como a acerola tem benefícios para a saúde que vão bem além da vitamina C? Agora é só se lembrar dela na hora de fazer a feira.

Nossos textos a respeito dos benefícios de alguns alimentos não substituem um acompanhamento nutricional. Para ter uma dieta específica para as suas necessidades, marque uma consulta com uma nutricionista.