Veja dicas para não ficar com a barriga inchada após comer feijão

Se você também sente incômodos intestinais depois de uma bela feijoada, veja como esse problema pode ser resolvido.

Não é de hoje que o feijão e outras leguminosas (grão-de-bico, lentilha, soja) estão associados à formação de gases e a demais desconfortos intestinais. Algumas pessoas sofrem tanto e ficam tão inchadas quando comem feijão que acabam até evitando esse alimento, o que é uma pena, afinal estamos falando de uma excelente fonte de nutrientes.

continua depois da publicidade

A produção dos gases em excesso devido ao consumo de feijão tem a ver com os oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que o corpo não consegue digerir. Quando chegam ao intestino, essas substâncias fermentam e produzem gases sem parar.

Para que você possa comer sua feijoada sem medo do inchaço ou do excesso de gases, que acabam causando cólicas e outros desconfortos, separamos algumas dicas mais do que úteis. Confira a seguir e coloque em prática o quanto antes:

continua depois da publicidade

1. Deixe o feijão de molho antes do cozimento

Talvez você já tenha visto que algumas pessoas costumam deixar o feijão de molho de um dia para o outro, não é mesmo?

O motivo para isso é que, ao deixar os grãos na água fria por 12 horas, os oligossacarídeos diminuem consideravelmente e, como resultado, você vai comer seu feijão com arroz sem medo de ter cólicas e excesso de gases.

2. É preciso cozinhar o feijão do jeito mais adequado

O tempo de cozimento dos grãos de feijão também é fundamental para que seu intestino não sofra depois do almoço.

continua depois da publicidade

Se usar uma panela de pressão, cozinhe por 30 minutos; se fizer em uma panela comum, o tempo sobe para algo entre 60 e 90 minutos. O importante é cozinhar bem.

3. Se a situação estiver complicada demais, tente comer o feijão sem a casca

As casquinhas dos grãos de feijão são cheias de oligossacarídeos. Se você continua com a barriga inchada mesmo depois de deixar o feijão de molho e de cozinhar pelo tempo necessário, tente consumir essa leguminosa sem as cascas. Ajuda muito.

Se você sentir que precisa de mais avaliações para a barriga inchada e a produção excessiva de gases, busque ajuda médica e marque também uma consulta com uma nutricionista.

continua depois da publicidade