Dormir pouco pode reduzir sua expectativa de vida? Entenda

O sono é responsável por diversas funções no nosso organismo. Veja aqui por que é importante valorizar essas horas de descanso.

Não é apenas para aliviar o corpo de um dia de correria e trabalho que, durante a noite, devemos dormir algumas boas horas seguidas. O organismo vai exercer diversas funções restauradoras nesse período: reparar tecidos, sintetizar proteínas, regular o metabolismo são alguns exemplos de como estamos ativos mesmo dormindo.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, dormir bem pode ser considerado essencial para que o corpo e a mente continuem saudáveis e prontos para os desafios do dia a dia. Mais do que isso, diversas doenças que podem diminuir sua vida são evitadas seguindo uma rotina de sono adequada.

Duvida? Trouxemos as principais para ilustrar nosso ponto:

1. Doenças cardiovasculares

Caso a pessoa durma poucas horas regularmente, isso eleva os riscos de ataque cardíaco, pelo aumento das possibilidades de calcificação da artéria coronária.

continua depois da publicidade

A hipertensão também tem como fator de risco a presença de distúrbios de sono.

2. Piora no sistema imunológico

Escassez de sono eleva os níveis de alguns mediadores inflamatórios, podendo reduzir a capacidade que o organismo tem de reagir a infecções

3. Obesidade

Crianças com sono insuficiente e adultos que costumam dormir menos de seis horas por dia são mais propensas a desenvolverem sobrepeso.

continua depois da publicidade

Isso acontece porque, quando dormimos pouco, nosso corpo produz em maior quantidade o hormônio grelina, relacionado à sensação de fome.

4. Transtornos mentais

Diversos problemas na saúde mental podem ser gerados ou piorados quando a pessoa não pode ou não consegue dormir direito. A depressão, por exemplo, tende a ser mais presente naqueles indivíduos com distúrbios do sono.

Como fica fácil perceber, dormir é algo extremamente importante para você poder ter uma vida saudável e feliz. Então, caso esteja tendo dificuldades constantes para colocar a cabeça no travesseiro e ter o sono dos justos, quem sabe esteja na hora de procurar atendimento médico.

continua depois da publicidade

Atualmente, existem diversos tratamentos capazes de ajudar, tanto medicamentosos, como mudanças de rotina que podem parecer simples, mas que vão te ajudar a melhorar a qualidade do sono e, por consequência, a ter uma vida mais completa e feliz.