Caqui pode melhorar a imunidade; veja 6 dos principais benefícios

Além de ser suculenta e saborosa, a fruta ainda ajuda a manter o bem-estar do nosso organismo. Conheça alguns de seus benefícios.

De origem chinesa, o caqui apresenta cor avermelhada e textura delicada. Comumente confundido com o tomate, pela sua aparência semelhante, o alimento é suculento e muito saboroso.

continua depois da publicidade

Além de chamar a atenção pela sua aparência e sabor, o caqui também desperta a atenção por oferecer diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar do nosso organismo, como, por exemplo, o fortalecimento do sistema imunológico e controle da pressão arterial.

Esses e outros benefícios são graças ao fato de a fruta ser uma fonte incrível de agentes antioxidantes, fibras alimentares e fitonutrientes como as vitaminas e minerais.

continua depois da publicidade

A seguir, conheça seis dos principais benefícios do caqui para o nosso corpo.

1. Ajuda a manter a saúde do coração

Como dito, o caqui é fonte de agentes antioxidantes, o que reduz o risco de doenças no coração. Estudos afirmam que essas substâncias ajudam a prevenir o desenvolvimento de aterosclerose coronariana, que é acúmulo de placas de gorduras nas artérias.

Não bastasse isso, os antioxidantes são responsáveis por diminuir a pressão arterial e reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo, fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares.

continua depois da publicidade

2. Faz bem ao intestino

O caqui é ainda fonte rica de fibras, por esse motivo, ao consumir o alimento regularmente, há uma melhora no funcionamento do intestino. Isso ocorre porque as fibras têm o papel de dar mais consistência ao bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes.

Mas, vale notar, que é importante aliar o consumo de caqui com o consumo de água para obter esse benefício.

3. Auxilia no controle da pressão arterial

O caqui possui betacaroteno em sua composição, o que ajuda a manter e regular a pressão arterial.

continua depois da publicidade

Além disso, a fruta é fonte de potássio, sendo esse nutriente responsável por expandir os vasos sanguíneos e relaxar os músculos, o que também ajuda no controle da pressão feita pelo sangue contra a parede das artérias.

4. Mantém a saúde dos olhos

Por ser fonte de luteína e zeaxantina, o caqui pode reduzir o risco de algumas doenças oculares, como, por exemplo, a degeneração macular relacionada à idade, um problema de saúde que afeta a retina e pode provocar a perda de visão.

Além disso, por ser também fonte de vitamina A, o alimento contribui para o bom funcionamento da córnea.

continua depois da publicidade

5. Fortalece o sistema imunológico

O caqui possui ainda em sua composição vitamina C e licopeno, substâncias que ajudam a estimular a produção de glóbulos brancos, células do sistema imunológico e que tem a função de combater micro-organismos e estruturas estranhas ao corpo.

Além disso, por ser rico em antioxidantes, vitaminas C e E, o caqui ajuda a melhorar a imunidade.

6. Acelera o metabolismo

O caqui é rico em vitamina B1, nutriente responsável por potencializar o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Dessa forma, a fruta melhora o bem-estar do nosso organismo como um todo.

Detalhe importante: nosso texto tem caráter meramente informativo. Caso queira saber mais informações sobre o alimento e queira montar uma dieta, consulte seu nutricionista.