Espinafre ajuda a controlar pressão alta? Confira benefícios do alimento

A seguir, veja por que é importante se lembrar do espinafre quando estiver fazendo a feira.

Muito antes de a vovó Juju nos aconselhar a comer mingau de aveia para fazer cocô bonito, o marinheiro mais famoso do mundo já dizia que comer espinafre era importante para quem queria ficar forte. Essa relação entre personagens de desenhos animados e saúde é uma importante ferramenta pedagógica para ajudar as crianças a comerem bem.

continua depois da publicidade

Quando chegamos à idade adulta, no entanto, não basta um cartoon fofinho, é preciso lembrar, frequentemente, que os alimentos naturais são importantes fontes de nutrientes. Hoje, falaremos especificamente sobre os benefícios do tira-gosto favorito do Popeye. A seguir, confira alguns benefícios do espinafre:

Faz bem à saúde dos olhos

Por ser uma folha rica em vitamina A, o espinafre é benéfico para a saúde dos olhos e também ajuda a manter a pele bonita e com aparência mais jovem.

continua depois da publicidade

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C, abundante no espinafre, é fundamental para que as defesas do corpo consigam trabalhar da melhor maneira possível.

Constitui ossos fortes

Eita, que folhinha porreta, hein? Como o espinafre é uma boa fonte de vitamina K, acaba se tornando um aliado dos ossos saudáveis. A mesma vitamina também é benéfica em termos de coagulação sanguínea.

Regula a pressão arterial

Como é um alimento rico em potássio, o espinafre pode ajudar a controlar a pressão arterial. É um ótimo alimento, portanto, aos hipertensos.

continua depois da publicidade

Melhora a saúde de quem tem anemia

A deficiência de ferro no sangue precisa ser acompanhada por um médico, mas você pode incluir certos alimentos à dieta, conhecidos por seus altos níveis de ferro. O espinafre é uma excelente fonte não apenas desse mineral, mas também de ácido fólico. Para garantir a absorção do ferro, consuma também um alimento rico em vitamina C.

Viu só como não faltam motivos para você adicionar essas folhinhas verdes à sua lista de compras? E, só por curiosidade, saiba que o espinafre foi escolhido como o superalimento do Popeye por causa das próprias memórias afetivas do cartunista Elzie Crisler Segar, que criou o icônico personagem.

Quando era pequeno, Segar sempre encontrava um marinheiro escocês que o aconselhava a comer muito espinafre para ficar forte e conseguir derrubar até um elefante. Você sabia disso? Bacana, né?

continua depois da publicidade

Lembrando que nosso texto tem caráter meramente informativo. Caso queira obter informações mais personalizadas, como dietas e outros detalhes, é necessário consultar um nutricionista.