Para que serve a biotina: como esse suplemento ajuda na saúde do cabelo

A biotina pode ser encontrada em alimentos, como amêndoas e avelãs, e em suplementos.

Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é uma vitamina do complexo B e pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, como amêndoas, avelãs e cereais integrais. A biotina também está presente em vários suplementos alimentares, já que o composto ajuda no bom funcionamento do organismo e cumpre funções importantes na saúde do organismo.

continua depois da publicidade

A biotina estimula a formação de colágeno e queratina, proteínas fundamentais para a elasticidade e resistência da pele. Além disso, a vitamina contribui para o fortalecimento das unhas e dos cabelos, tendo em vista que auxilia na produção de proteínas essenciais para tal.

Os benefícios da vitamina H estão relacionados a sua participação no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Ela é essencial para as carboxilases, responsáveis pela quebra de macronutrientes e geração de energia, além de contribuir para a absorção de nutrientes como glicose, ácidos graxos e aminoácidos.

continua depois da publicidade

Ademais, a biotina pode ajudar a:

  • Favorecer a hidratação da pele;
  • Controlar o colesterol;
  • Tratar a alopecia e acnes;
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso central;
  • Diminuir a deficiência nutricional na gravidez e na amamentação.

Você dificilmente encontrará um caso de efeitos colaterais a partir do consumo de biotina. Quando há um excesso de quantidade da vitamina, o corpo consegue excretar por meio da urina e fezes.

Porém, suplementos de cabelo, pele e unhas exigem atenção. Uma das consequências da ingestão de biotina pode ser a alteração de resultados em exames, principalmente se o paciente tiver problemas relacionados aos níveis de hormônios, níveis de troponina cardíaca, níveis de vitamina D ou a tireoide.

continua depois da publicidade

O consumo da vitamina H pode levar a resultados falsos e erros de diagnóstico, o que, por sua vez, é potencialmente perigoso ou pode levar a preocupações e gastos desnecessários.

Se você faz o consumo da vitamina, informe seu médico e nutricionista quando for fazer exames. O ideal é interromper a ingestão do suplemento alguns dias antes de ir ao laboratório.

Mas, claro, cada caso é um caso, e este texto tem apenas caráter informativo. Para saber se você precisa ou não consumir a biotina, consulte um profissional capacitado.

continua depois da publicidade