10 alimentos que cachorros e gatos não podem comer de forma alguma

Um dos grandes vilões na alimentação são os chamados ultraprocessados. Vamos elencar 10 alimentos que devem ser evitados para cães e gatos.

Os cães e gatos são capazes de nos oferecer momentos de aconchego, mas ter um pet requer muitos cuidados. Existem alguns alimentos, inclusive, que devem ser evitados para o seu cãozinho ou gato. Um dos grandes vilões na alimentação são os chamados ultraprocessados. Os cães e gatos podem ter vários problemas de saúde com alimentos que sejam à base de açúcar, por exemplo.

continua depois da publicidade

Vamos elencar 10 alimentos que devem ser evitados para cães e gatos. Outra recomendação é sempre ficar atento a lixeiras que contenham restos de alimentos. Em um descuido, o seu cãozinho ou gato podem encontrar e ingerir alimentos proibidos para eles e, muitas vezes, estragados ou já contaminados.

Alimentos que devem ser evitados para seu cão ou gato

Alimentos açucarados ou com adoçante

O açúcar pode fazer desenvolver em seu pet problemas relacionados à obesidade e diabetes. Existe um alto teor de calorias em alimentos açucarados que, para os cães e gatos, são bem mais nocivos.

continua depois da publicidade

Já os adoçantes possuem em sua composição o chamado xilitol, que é responsável por provocar desconfortos intestinais e faz liberação desnecessária de insulina no organismo do animal.

Cebola e alho

Por vezes, oferecemos aos cães e gatos alimentos cozidos à base desses dois ingredientes. O problema é que tanto a cebola quanto o alho possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, capaz de gerar problemas nos animais.

Chocolate

Na internet, circulam vídeos de cães e gatos comendo bolo, tomando sorvete e diversas coisas doces. Como já dissemos anteriormente, esses alimentos são inimigos da saúde do seu pet. Um inimigo muito poderoso entre essas guloseimas é o chocolate.

continua depois da publicidade

O alimento possui uma substância chamada teobromina, que é derivada do cacau e pode levar a uma intoxicação no pet.

Ossos de aves cozidos

O cozimento de ossos de aves pode torná-los ainda mais resistentes por destruir a estrutura de colágeno. Caso o seu cão ou gato coma um pedaço de osso, isso pode causar perfurações gastrointestinais.

Alimentos crus

Não é recomendado oferecer carnes, ossos e ovo que estejam in natura ao seu pet. Ou seja, sem terem passado pelo processo de cozimento. A carne pode conter salmonela e causar intoxicação alimentar.

continua depois da publicidade

O mesmo ocorre com o ovo cru e ossos que podem provocar diarreias, dores estomacais e demais desconfortos.

Alimentos à base de óleo

Evite dar a seu pet alimentos gordurosos, ou seja, que sejam fritos em gordura vegetal. Alimentos como pastéis, pizzas, batata frita e outros. Esses alimentos gordurosos podem provocar pancreatite, uma inflamação do pâncreas.

Comida com alto teor de sódio

Comidas industrializadas que podem conter alto teor de sódio podem trazer nos animais os mesmos problemas que causam em humanos. O alto teor de sódio pode provocar uma elevação da pressão sanguínea e, consequentemente, levar a problemas intestinais.

continua depois da publicidade

Leite

O leite pode gerar desconfortos digestivos, provocando diarreias e vômitos por parte de seu animalzinho.

Massa crua de pães e bolos

As massas cruas podem ser inimigos de seu animalzinho. Isso porque a presença do fermento pode gerar gases na região digestiva, desse modo, provocando dores intestinais.

Tomates e batatas

Tanto o tomate quanto as batatas, principalmente inglesa, possuem algumas substâncias que são consideradas tóxicas. Os tomates possuem glicoalcalóides e a batata solanina. Entre os efeitos desses elementos, estão intoxicação, sintomas de distúrbios no sistema nervoso central, entre outros.