Café: 7 benefícios e 6 malefícios da bebida mais amada pelos brasileiros

A paixão nacional também é cercada de controvérsias. Afinal, faz bem ou mal consumir café todos os dias?

Tem dias que só uma boa xícara de café pode salvar, né? Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 79% dos brasileiros gostam de tomar a bebida. Quentinho, frio, puro ou com leite, amargo ou bem docinho, não tem como negar que o café é uma paixão nacional. Mas, afinal, a bebida faz bem ou mal para nossa saúde?

continua depois da publicidade

As ações do café no nosso organismo geram controvérsias. De um lado, pesquisas apontam inúmeros benefícios no consumo moderado da bebida, como o estímulo ao foco e a atenção e até mesmo o combate de doenças.

Isso porque o grão possui uma riqueza nutricional, não somente pela presença da cafeína conhecida por seu efeito estimulante, como também, pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que combatem os radicais livres, prejudiciais à saúde do corpo.

continua depois da publicidade

O consumo, sem exageros, de café pode contribuir para:

  1. Acelerar o metabolismo e queimar calorias;
  2. Aumentar a expectativa de vida;
  3. Diminuir o risco de depressão;
  4. Fortalecer a memória;
  5. Garantir mais atenção;
  6. Fortalecer o coração;
  7. Proteger contra o Alzheimer.

Por outro lado, alguns especialistas alertam para os riscos que a bebida pode trazer:

  1. A bebida estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade e tensão muscular;
  2. A cafeína, presente na bebida, pode causar transtornos de atenção e contribuir para sintomas da depressão;
  3. Ao ser ingerir em excesso, o café pode causar fadiga e insônia;
  4. A bebida pode causar desidratação, azia, desconforto estomacal e indigestão;
  5. A cafeína também tem a capacidade de tornar a insulina menos efetiva, assim, regular os níveis de açúcar no sangue torna-se mais difícil;
  6. Por fim, a bebida pode estimular o lançamento de adrenalina no sangue, o que é importante em situações extremas, não no cotidiano.

Afinal, é bom ou ruim? Depende. A forma como o café é preparado pode fazer a diferença. A água quente utilizada para coar o café remove do pó algumas substâncias gordurosas que não fazem bem ao organismo.

continua depois da publicidade

Além disso, os filtros de papel ajudam a reter compostos indesejáveis, enquanto o coador de pano não. Outro fator a ser considerado é a torragem do grão. O café não deve ser muito torrado pois, dessa maneira, não se perde substâncias benéficas ao organismo. Ao escolher o pó, opte por aqueles de cor marrom mais clara.

Portanto, os benefícios ou malefícios do café vão depender da qualidade do grão, da forma como é preparado, como é torrado e, claro, da quantidade consumida. Para saber as quantidades e qualidades de café que devem ser inseridas em sua dieta, procure um nutricionista capacitado.