Tudo Bahia
Portal de Notícias

Brócolis realmente faz bem ao cérebro? Veja benefícios do vegetal

Consumir brócolis com mais frequência é importante para a saúde. Veja os motivos a seguir.

Ainda que o brócolis costume aparecer em filmes e comerciais como sendo o alimento que as crianças odeiam, a verdade é que esse produto, além de saboroso e bonito, é extremamente nutritivo e deveria fazer parte das suas refeições com mais frequência. A seguir, descubra alguns dos benefícios do vegetal:

1. Diminui processos inflamatórios

Por ser um produto rico em fitonutrientes, o brócolis ajuda o corpo a reduzir seus processos inflamatórios e também diminui o estresse oxidativo, que provoca a liberação de elementos responsáveis pela inflamação.

2. É rico em antioxidantes

Esses elementos que diminuem o estresse oxidativo são conhecidos como antioxidantes, substâncias capazes de reduzir os danos causados pelos radicais-livres em seu corpo. Entre os antioxidantes presentes no brócolis estão a luteína, os caratenoides e a zeaxantina.

3. Favorece a regulação de glicemia

Além de ser um alimento rico em fibras, o que regula os níveis de açúcar no sangue, esse vegetal também é fonte de sulforafano, que inibe a produção de glicose e ajuda a equilibrar os índices de glicemia na corrente sanguínea.

4. Faz bem ao coração

Rico em magnésio e potássio, o brócolis é um alimento que faz bem à saúde cardiovascular e auxilia no controle da pressão arterial e a promover o relaxamento dos músculos cardíacos e das artérias. As fibras também cumprem um papel importante por ajudarem a regular os níveis de colesterol no corpo.

5. Melhora o funcionamento intestinal

Mais uma vez, citamos as fibras do brócolis, que ajudam a criar um bolo fecal mais volumoso, facilitando os movimentos peristálticos e diminuindo os sintomas da prisão de ventre.

Para melhorar, ingerir alimentos fibrosos proporciona maior sensação de saciedade, evitando que você coma mais do que o necessário.

6. Faz bem ao cérebro

Como o brócolis é rico em substâncias como magnésio, ácido fólico e vitamina K, ele se torna também um item importante para a saúde cerebral. Esses nutrientes ajudam você a ter uma memória melhor e a conseguir se concentrar sem muita dificuldade.

Um estudo realizado sobre o brócolis revelou que esse alimento diminui as chances de declínio mental e doenças relacionadas à memória.

Viu só como vale a pena comer brócolis com mais frequência? Não se esqueça dele da próxima vez que for à feira, hein?

Para receber orientações profissionais e elaboradas com base em suas necessidades, marque uma consulta com uma nutricionista de sua confiança.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais