Confira 5 doenças que pets e humanos têm em comum

Você conhece as enfermidades que acometem tanto pets quanto seus tutores?

Cara de um, focinho do outro: a semelhança entre pets e seus tutores vai muito além da personalidade. Os bichinhos, assim como nós, estão vulneráveis a diversas doenças. Você sabe quais são as enfermidades que podem afetar tanto humanos quanto animais?

continua depois da publicidade

Separamos uma lista com 5 doenças que homens e pets têm em comum, confira:

1. Diabetes

A deficiência em produzir insulina também pode afetar cães e gatos, o que resulta no aumento de açúcar no sangue dos bichinhos. Assim como nós, as causas para a enfermidade são diversas, como: excesso de gordura corporal, dieta incorreta – sabe aquele petisco fora de hora? Tome cuidado! -, problemas hormonais, genética e estresse.

continua depois da publicidade

Quando o animal tem a doença, pode apresentar um aumento da frequência urinária e da ingestão de água, além de perda de peso e infecções recorrentes. Infelizmente, a doença não tem cura, porém pode ser tratada com injeções de insulina, atividades físicas regulares e uma dieta balanceada. Para não correr grandes riscos, consulte sempre um veterinário.

2. Problemas de tireoide

O hipertireoidismo, ou seja, quando a glândula tireoide passa a produzir hormônios em excesso, pode atingir os gatos. Caso tenham a patologia, os gatinhos podem apresentar hiperatividade e perda de peso. A boa notícia é que existe tratamento, através de injeções de iodo radioativo.

Por outro lado, os cachorros tendem a sofrer do problema oposto: o hipotireoidismo, quando a glândula tireoide é pouco ativa. Alguns sinais da doença são: aumento de peso e lentidão. A enfermidade também possui tratamento com uma terapia de substituição de hormônios.

continua depois da publicidade

3. Câncer

Tumores malignos também podem atingir os pets. Em gatos e cachorros, os mais comuns são os de mama, linfomas e pele. De forma geral, a doença acomete, majoritariamente, animais mais velhos e gera sintomas inespecíficos, como: emagrecimento, vômitos, diarreia, febre e caroços.

Para tratar pode ser necessário cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, o que varia de acordo com o quadro de cada bicho.

4. Epilepsia

A doença é mais comum em cachorros do que em gatos e pode ter causas genéticas ou adquiridas. A epilepsia adquirida pode surgir por algum trauma físico, como envenenamento ou uma batida na cabeça, por exemplo.

continua depois da publicidade

A patologia, geralmente, é acompanhada por convulsões e pode ser caracterizada por pequenos espasmos, comportamentos estranhos e tonturas. Tratar o bichinho que sofre com epilepsia inclui medicamentos antiepilépticos – o mesmo dos humanos -, mas nem sempre funciona. Busque sempre um veterinário ao identifica alguma crise.

5. Cataratas e glaucoma

A catarata, o turvamento da lente natural do olho, e o glaucoma, problema na drenagem dos olhos, prejudicam a visão e podem causar cegueira. Essas doenças atingem gatos e, principalmente, cães.

Enquanto nos humanos as causas mais comuns são envelhecimento e o diabetes, nos cães, em alguns casos, pode ser consequência de infecções por carrapatos. Para identificar se estas enfermidades acometem o bicho não é complicado.

continua depois da publicidade

Dificuldade para encontrar objetos, não reconhecer o dono, colisões constantes e sensibilidade à luz podem indicar estes problemas. Ambas as doenças precisam de um acompanhamento médico para a realização de um tratamento efetivo.