5 benefícios do alongamento para a sua saúde

Depois de ler o texto a seguir, você vai finalmente entender por que não pode ficar sem se alongar por muito tempo.

Muitas pessoas acham que fazer alongamento é importante apenas para quem pratica atividades físicas, mas não é bem assim. Além de proporcionar benefícios simples, como o alívio de dores musculares e uma melhora geral na postura, alongar-se frequentemente é importante por uma série de razões.

continua depois da publicidade

Quem tem o costume de se alongar durante o dia acaba melhorando também seu condicionamento corporal em termos de flexibilidade, performance na hora de fazer atividades físicas, prevenção de lesões, entre outros. Veja, a seguir, mais alguns benefícios do alongamento para a sua saúde:

Faz bem para a postura

Aquela pessoa que vive com a postura incorreta costuma chegar ao fim do dia com dores nas regiões da lombar e do pescoço. Alongar-se é uma maneira de aliviar esses sintomas, já que essa atividade diminui a tensão dos músculos e ajuda a pessoa a manter uma postura correta por mais tempo.

continua depois da publicidade

Melhora a flexibilidade

Fazer alongamento é especialmente importante para quem pratica atividades físicas com regularidade, pois esse exercício condiciona os músculos e melhora a flexibilidade de um modo geral.

Promove a sensação de relaxamento

Quando nos alongamos, nossos músculos ficam menos tensos e mais relaxados. É por isso que a ginástica laboral, de extrema importância, sempre provoca a sensação de bem-estar em pessoas que trabalham sentadas ou na mesma posição por longos períodos.

Possibilita a realização de movimentos amplos

Se você quer melhorar sua performance esportiva, fazer alongamentos é fundamental, já que a atividade condiciona seu corpo a fazer movimentos mais amplos.

continua depois da publicidade

Faz bem para a circulação sanguínea

O alongamento é uma atividade física, por isso ajuda o sangue a fluir com mais facilidade pelo corpo, aumentando, inclusive, o fluxo sanguíneo nos grupos musculares, o que é fundamental para se recuperar de lesões.

Há diversos vídeos no YouTube com dicas de alongamento. Assista a esses conteúdos e, se tiver a oportunidade, fale com um profissional da área de Educação Física para realizar os movimentos da forma correta.