Quais são os alimentos ricos em potássio? Veja lista com 11 opções

O potássio é um elemento importante para a saúde muscular e cardíaca.

Necessário para o bom desempenho do corpo humano em relação a fatores como contração muscular, impulsos nervosos, manutenção da frequência cardíaca e síntese proteica, o potássio é um elemento fundamental e que deve ser ingerido todos os dias.

continua depois da publicidade

É muito comum ouvirmos que a banana é um alimento rico em potássio e, de fato, isso é verdade, mas há outros ingredientes que também são boas fontes desse mineral. Confira a seguir.

Alimentos ricos em potássio

Para que um ingrediente possa ser considerado uma boa fonte de potássio, ele precisa ter, no mínimo, 195 mg desse elemento por porção. A banana, por exemplo, tem 270 mg de potássio — vem daí a sua fama.
Veja, a seguir, alguns outros produtos que são ricos nesse mineral e se lembre deles da próxima vez que for ao supermercado e à feira:

continua depois da publicidade
  1. Semente de linhaça;
  2. Batata;
  3. Abacate;
  4. Salmão grelhado;
  5. Melão;
  6. Couve-manteiga crua;
  7. Mamão papaia;
  8. Abóbora;
  9. Leite integral;
  10. Água de coco;
  11. Feijão cozido.

Para que você tenha uma dieta elaborada de acordo com as suas preferências alimentares e necessidades físicas, o ideal é marcar uma consulta com uma boa nutricionista. Essa é a profissional indicada para programar a sua alimentação e sugerir quantidades e porções para o seu caso.

De qualquer forma, a recomendação geral é a de preferir alimentos mais naturais e que venham da horta. Diminuir o consumo de açúcar, gorduras e produtos processados é sempre uma escolha inteligente também.