Afinal, para que serve a babosa? Confira as principais utilidades

Presente em diversos produtos de estética e saúde, essa planta pode ter muitas utilidades que você não conhecia. Confira aqui algumas delas.

Batizada pela ciência de Aloe vera, essa planta é comumente chamada de babosa (de botica ou de jardim) ou caraguatá. Além de ser usada em diversos produtos naturais, ela pode ser cultivada em casa com facilidade por não ser muito exigente em relação a cuidados e a espaço.

continua depois da publicidade

O uso da babosa in natura é muito popular, mas é preciso tomar cuidado para nunca consumir seu suco feito em casa. A cautela é necessária porque, na casca, existe um componente tóxico chamado aloína. Portanto, o preparo caseiro não pode garantir que não houve contaminação por essa substância.

Já falamos do maior risco, agora confira os principais usos para a babosa:

continua depois da publicidade

1. Na pele

Em contato com a pele, as mucilagens que existem na babosa ajudam a reter a água, por isso ela funciona como hidratante. Além disso, por manter o viço da pele, pode colaborar para que as rugas fiquem preenchidas, evitando o envelhecimento precoce.

Uma boa dica é procurar produtos “pós-Sol” que levem Aloe vera em sua composição.

2. No cabelo

Como já dito acima, a babosa possui mucilagem (estruturas com muito potencial para reter água). Por isso, ela pode ajudar a manter o cabelo hidratado.

continua depois da publicidade

Como a planta também possui efeitos antibacterianos e antifúngicos, ela pode ser útil no tratamento da caspa, mas nesse caso o mais recomendado é procurar xampus e loções com esse ingrediente e não usá-lo diretamente no couro cabeludo.

3. Na decoração

A babosa pode ser plantada tanto em vasos, quanto em jardins. Além disso, ela é muito resistente a mudanças de temperatura, o que significa que essa planta é uma ótima opção para decorar sua casa ou varanda.

Só é necessário atentar-se para o fato de que ela irá precisar ficar num lugar com muita luz do Sol para conseguir se desenvolver.

continua depois da publicidade

Para ter mais segurança e aproveitar ao máximo os benefícios dessa planta, converse com sua dermatologista. Essa profissional poderá, inclusive, indicar o modo correto de fazer receitas caseiras ou determinar quais são os produtos mais adequados às suas necessidades.