Por que algumas injeções ocorrem no braço e outras no bumbum?

Já se perguntou por que alguns medicamentos ou vacinas são aplicados em áreas distintas do corpo?

Você pode até não ficar muito feliz quando precisa tomar uma injeção, seja com medicamento ou de vacina, mas a verdade é que esse tipo de tratamento é simplesmente um avanço enorme da Ciência e que, pode ter certeza, seria invejado por pessoas que, há 100 anos, morriam por motivos como uma simples dor de garganta.

continua depois da publicidade

Quando precisamos tomar uma injeção, é normal que a primeira dúvida seja em relação à área de aplicação. Você já se perguntou, então, por que algumas injeções são aplicadas no braço e outras, no bumbum?

A resposta para isso é bem mais simples do que parece e, na maioria das vezes, tem a ver com o tipo de substância que será injetada, com o volume do medicamento e também com o ritmo ideal de absorção do conteúdo da injeção pelo corpo.

continua depois da publicidade

Tipos de injeção

Existem várias formas de injetar substâncias e medicamentos no corpo humano. As mais frequentes são:

  • Injeções intravenosas: É quando você toma o medicamento diretamente na veia. Esse tipo de administração é necessária quando os médicos querem uma ação rápida do medicamento;
  • Injeções intramusculares: São injetadas diretamente em um músculo, para que a substância seja absorvida mais lentamente. É mais comum aplicar no braço, perto do ombro, ou no glúteo. Em crianças pequenas, a área ideal é a da coxa;
  • Injeções subcutâneas: são aquelas que devem ser aplicadas no tecido adiposo, onde há menos irrigação de sangue e o medicamento é absorvido lentamente. Geralmente, são injetadas na barriga;
  • Injeções intradérmicas: É a que é absorvida mais lentamente de todas. A aplicação é feita na camada mediana da pele.

Basicamente, o local de aplicação depende do tipo de absorção de cada substância. As injeções de insulina, por exemplo, devem ser aplicadas na barriga, para que funcionem por mais tempo.

Medicamentos com ação anti-inflamatória, por outro lado, são aplicados em músculos grandes para que ajam o mais rapidamente possível e diminuam a dor e o desconforto do paciente.

continua depois da publicidade

Em alguns casos, é possível escolher a região na qual você vai receber a substância. Fale com seu médico e veja o que ele diz.