5 hábitos simples que podem aumentar o nível de serotonina

Praticar exercícios físicos é um dos conselhos mais famosos, mas confira outros hábitos simples que podem aumentar o nível de serotonina.

Conhecida popularmente como “hormônio da felicidade”, a serotonina é uma substância química produzida pelo organismo. Por meio dela, é possível regular uma série de sensações negativas, como agressividade, depressão e mau-humor. A seguir, confira 5 hábitos simples que podem aumentar o nível de serotonina.

continua depois da publicidade

Depressão, ansiedade, transtorno alimentar e várias outras doenças ligadas à mente são as mais comuns da atualidade, e tem relação direta com a serotonina do organismo.

A busca por profissionais especializados vem crescendo e o pré-conceito está dando lugar à informação objetiva e assertiva. Assim, as pessoas cuidam não apenas da saúde do corpo, mas da também da mente.

continua depois da publicidade

O que é a serotonina?

Primeiro, é importante entender o que é a serotonina. Ela é um neurotransmissor, que são moléculas responsáveis pela comunicação entre a células do sistema nervoso. No cérebro, ela é responsável por estimular o chamado sistema serotoninérgico, diretamente relacionado ao humor e bem-estar.

As disfunções desse neurotransmissor estão intimamente ligadas à ansiedade e depressão. No entanto, não é só no cérebro que ela atua. A serotonina age em diferentes funções do organismo, auxiliando na regulação do humor, sono, apetite, temperatura corporal e ansiedade.

Confira 5 hábitos que podem aumentar o nível de serotonina

De modo geral, estar com níveis baixos de serotonina provoca estados depressivos, alterações no nosso sono, ansiedade, distúrbios no apetite, dificuldades em manter atenção e aprendizado e até mesmo apresentar quadros de dores crônicas.

continua depois da publicidade

Por isso, confira 5 maneiras de aumentar esse neurotransmissor no seu organismo:

  1. Pratique atividade física: manter uma rotina de atividade física é importante para a saúde geral do organismo. Quando há o exercício, o corpo estimula a produção de serotonina e dopamina, que são importantes para a sensação de prazer;
  2. Tenha uma alimentação rica em triptofano: tenha uma dieta rica em alimentos ricos neste aminoácido que é precursor da serotonina. Dentre eles, pode-se destacar o cacau, banana, amendoins, peixes e ovos;
  3. Tome sol regularmente: esse item precisa de um pouco de atenção, pois é importante se expor ao sol apenas nos horários recomendados (antes das 10 horas e após as 16 horas);
  4. Faça uma atividade de relaxamento: o estresse do dia a dia colabora com o mau-humor e a baixa produção da serotonina. Por isso, tire um tempo para meditar, alongar ou brincar com o pet, por exemplo;
  5. Suplementos e vitaminas: caso nenhuma das dicas anteriores auxiliarem nesse processo, é importante procurar um profissional que poderá indicar vitaminas e suplementos. Lembre-se que não é recomendada a automedicação. Procure sempre um profissional da área.