O que é o autismo e quais suas características? Veja como identificar

O autismo muitas vezes pode ser leve e confundido com timidez ou falta de atenção. Veja o que é e quais são suas características.

transtorno do espectro autista (TEA) é uma modalidade comum de neurodivergência. Como o próprio nome sugere, existe um espectro, por isso alguns autistas, com base na necessidade de suporte, são considerados TEA grau 1, grau 2 ou grau 3. A seguir, confira o que é e quais as características do autismo.

continua depois da publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje essa condição atinge uma em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas apenas no Brasil. Contudo, o autismo ainda é visto pelas pessoas como um tabu.

O que é autismo?

O autismo é considerado um transtorno mental de desenvolvimento, causando problemas na linguagem, gerando dificuldades de comunicação, na interação social e comportamental.

continua depois da publicidade

Nem todos sabem, mas quando se fala em autismo, não se refere a uma condição uniforme. Por isso, o autismo recebe o nome completo de transtorno do espectro do autismo (TEA), desde o lançamento da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), em 2013. Dessa maneira, existe uma complexidade relativa aos sinais e sintomas do transtorno.

Como diagnosticar o autismo?

O diagnóstico de autismo deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e neuropsicólogo, e é geralmente feito através da observação do indivíduo.

Por isso, ao perceber sinais e sintomas, como dificuldade de interação social e comunicação ou comportamentos repetitivos, é aconselhado passar por uma consulta com um neuropsicólogo ou psiquiatra, para ser feita uma avaliação adequada. O autismo muitas vezes pode ser leve e confundido com timidez ou falta de atenção.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, caso haja dúvidas, é recomendado realizar uma consulta com um médico para fazer uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado.

O autismo não possui cura. Isso quer dizer que uma criança diagnosticada com autismo seguirá com essa condição durante todas as etapas da sua vida. A diferença está no desempenho, que, a partir de um acompanhamento médico e psicológico, podem desenvolver mais suas habilidades sociais.

Aviso importante: este artigo é meramente informativo. Para se aprofundar no assunto e buscar diagnóstico, recomendamos que você procure um profissional da saúde.

continua depois da publicidade