5 alimentos diferentes que são saudáveis e você não sabia

Nesta lista, não falaremos a respeito de frutas ou legumes, mas sim de alguns produtos que não passam pela nossa mente quando pensamos em comida saudável.

Ter uma alimentação saudável e rica em produtos naturais é essencial para manter a boa saúde do corpo. Quando falamos em produtos que não fazem mal à saúde, geralmente pensamos em itens da horta, o que é verdade, mas existem outros ingredientes que também podem ser consumidos sem medo.

continua depois da publicidade

Hoje, listamos alguns produtos que não costumamos achar que são saudáveis. Confira, a seguir, quais ingredientes fazem bem para o seu organismo, ainda que não pareça:

Pipoca

Olha só, que alegria. A pipoca, além de combinar com aquela sessão de cinema, é um alimento rico em fibras e vitaminas do complexo B. O segredo é preferir a pipoca tradicional, e não a de micro-ondas, e buscar formas de preparar com pouco ou zero gordura.

continua depois da publicidade

Queijo

Apesar de ser um alimento rico em gordura e, por isso, considerado calórico, o queijo é uma fonte saudável de proteína e cálcio. É um produto que traz benefícios, contanto que seja consumido com moderação e em suas versões mais magras, como o queijo branco ou feta.

Hambúrguer

O hambúrguer pode, sim, fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. O importante é consumir versões caseiras do produto, feitas com carne e sem conservantes. Assim, ele se torna uma fonte bacana de ferro, proteína e vitamina B12.

Trigo

Por mais que algumas dietas da moda excluam totalmente o trigo e os carboidratos, é preciso saber que essa abordagem não é ideal e funciona apenas com poucas pessoas. O trigo, na verdade, é saudável e, na versão integral, fornece fibras e proteínas para o bom funcionamento do corpo.

continua depois da publicidade

É claro que, em caso de doença celíaca ou outro problema que cause sintomas intestinais e gástricos, o trigo deve ser substituído por produtos sem glúten, mas isso depende de avaliação médica e nutricional.

Ketchup

Sim, é totalmente possível comer seu lanche com ketchup sem sentir culpa. O segredo é buscar versões caseiras ou mais saudáveis do produto, para que haja redução na quantidade de sódio e açúcar usada nas receitas.

O fato é que, como é feito com tomate, o produto tem licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e prevenir alguns tipos de câncer.

continua depois da publicidade

Lembre-se de que, quando falamos em alimentação, a regra geral é buscar equilíbrio, pois assim você não precisa evitar totalmente o consumo de nenhum produto. Por isso, se quiser seguir um plano alimentar personalizado, é imprescindível marcar uma consulta com uma boa nutricionista.