Benefícios do abacate: 8 razões para incluir na sua alimentação

Depois de ler a lista a seguir, você vai dar ainda mais valor àquele prato com guacamole.

O abacate é uma fruta versátil e que pode fazer parte de preparos doces e salgados. Além disso, é também uma fonte de gorduras saudáveis, que fazem bem ao sistema cardiovascular, e de nutrientes fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. A seguir, confira mais alguns benefícios do abacate:

continua depois da publicidade
  1. Ajuda a regular a pressão arterial: por ser uma fruta abundante em potássio, o abacate ajuda a diminuir picos de hipertensão arterial.
  2. O extrato do abacate diminui os sintomas da osteoartrite: o consumo de 300 mg de insaponificáveis de abacate (ASU) pode diminuir os sintomas da osteoartrite de quadril e joelho.
  3. Faz bem à saúde dos olhos: como é uma fruta com luteína e zeaxantina, substâncias essenciais para a saúde dos olhos, o consumo regular do abacate diminui as chances de desenvolver degeneração macular com a idade.
  4. Regula os níveis de açúcar no sangue: uma pesquisa feita pela Universidade Loma Linda revelou que o consumo regular do abacate não causa picos de glicemia no sangue. A fruta é recomendada para quem tem diabetes.
  5. Promove sensação de saciedade: o mesmo estudo citado no item anterior mostrou que o consumo de meio abacate na hora do almoço diminui a sensação de fome no restante do dia, o que é ótimo para quem precisa emagrecer ou manter o peso atual.
  6. Faz bem ao sistema digestório: por ser uma fruta fibrosa, o abacate ajuda o intestino a funcionar melhor, evitando a prisão de ventre e outros desconfortos gastrointestinais. É um excelente alimento para quem tem a síndrome do intestino irritável.
  7. É benéfico para o sistema nervoso: os ácidos graxos presentes na fruta ajudam a manter o sistema nervoso saudável e a preservar os processos cognitivos da pessoa. Além disso, as mesmas substâncias são conhecidas por melhorar o humor e reduzir os sintomas da ansiedade, da depressão e de outras doenças mentais.
  8. Protege contra doenças crônicas: o consumo frequente de fibras tem relação direta com menores chances de ter doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças crônicas.

Viu só como o abacate é uma fruta excelente para a saúde? Lembre-se de que esses benefícios são proporcionados em conjunto com hábitos saudáveis de estilo de vida e acompanhamento médico e nutricional. Na dúvida, marque uma consulta com um profissional dessa área.