Dicas de alimentação para quem faz CrossFit

Analisar com cuidado a alimentação para quem faz CrossFit é tarefa essencial, caso se queira manter a qualidade nos treinos.

A alimentação para quem faz CrossFit precisar ser adequada e completa, pois, só assim, é possível ter sucesso nessa atividade física. Para quem não sabe, o CrossFit é o método de treinamento que mais cresce no mundo e os alimentos corretos ajudam a evitar lesões e a conseguir uma recuperação eficiente.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, qual seria uma dieta equilibrada para o praticante de CrossFit? Veja a seguir um cardápio adequado para quem pratica. 

O CrossFit é baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados, por isso requer muito preparo do corpo e também da alimentação. A dieta para adeptos do esporte é de suma importância. Ela deve ser rica em calorias, vitaminas e nutrientes indispensáveis para dar energia durante o treinamento pesado.

continua depois da publicidade

Os movimentos normalmente se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio.

A alimentação deve ser conter muitas proteínas magras, como peixe, frango, ervilha, feijão, frutas e verduras. Deve-se evitar alimentos industrializados e refinados, como refeições prontas para consumo, biscoitos e açúcar.

Entre os benefícios do CrossFit podemos citar a queima de calorias e a melhoria na mobilidade das articulações. O plano alimentar dos crossfiteiros pede um consumo maior de vitaminas e minerais antioxidantes e anti-inflamatórios.

continua depois da publicidade

Esses nutrientes ajudam a reduzir o risco de lesões articulares e a dor muscular pós-exercicio.

Alguns alimentos indicados para ajudar

Alcalinos: alimentos alcalinizantes são todos aqueles que são capazes de equilibrar a acidez do sangue. São um fator importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças.

Especiarias: ajudam a prevenir danos musculares.

continua depois da publicidade

Carboidratos: fornecem energia para desempenhar inúmeras funções.

Frutas e vegetais: Trazem benefícios para saúde e possuem nutrientes indispensáveis para o dia a dia que atua como antioxidante.

Dicas de cardápios para crossfiteiros

Café da manhã

1º opção: Shake antioxidante – bata 1 xícara. (chá) de chá verde gelado 1/2 copo (100 ml) de suco de uva integral (ou frutas vermelhas) + 1 scoop de whey protein + 1 folha de couve + gengibre.

continua depois da publicidade

2º opção: 2 fatias de pão integral + 1 ovo frito.

Lanche da manhã

1º opção: 2 fatias de mamão + 1 colher de sopa de aveia + 1 colher de sopa de linhaça.

2º opção: 1 iogurte natural com mel e 2 colheres de sopa de granola.

 Almoço

1º opção: 1 filé (100 g) de peixe assado + 1 batata-doce (ou 1 batata-baroa) assada + abobrinha, berinjela e folhas verdes (alface, rúcula, agrião) à vontade.

2º opção: Purê de batata doce com frango assado no forno com legumes e azeite.

Lanche da tarde

1º opção: 1 tapioca com ovo e queijo + 1 copo de suco de laranja.

2º opção: 1 fruta (maçã, pera, banana) + 1 punhado de nuts (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju, amêndoa).

 Jantar

1º opção: Arroz, feijão e farofa + 150g de carne assada + salada cruz com aceite.

2º opção: 1 filé (100 g) de frango grelhado + 1 xícara (100 g) de mandioca (ou 1 inhame) cozida + 1 ½ xícara. (chá) de brócolis (ou aspargos) cozidos + folhas verdes à vontade.

Por fim, é bom que se deixe claro que a quantidade necessária para cada refeição depende da intensidade e horas de treino. Contudo, é de grande importância que haja o aconselhamento de nutricionista. Só ele para indicar as refeições para cada caso particular.