Fora a água, quais as melhores bebidas para se hidratar?

Manter o corpo bem hidratado é importante para que o organismo funcione bem.

O corpo humano depende de água para sobreviver. Além da bebida em seu estado natural, a água está presente em diversos alimentos e receitas e é preciso manter um bom consumo diário para que nossos processos fisiológicos sejam realizados de forma adequada.

continua depois da publicidade

Ficar muito tempo sem tomar água pode causar sintomas como dores de cabeça, urina escura, boca seca e, inclusive, irritabilidade. Mas, caso você precise se hidratar e não tiver como tomar água, saiba que existem outras bebidas que cumprem muito bem o papel de manter o corpo saudável e hidratado. Conheça algumas delas:

Chás

Além de saudáveis e com algumas propriedades anti-inflamatórias, os chás são uma ótima opção para hidratar o corpo, especialmente em dias frios.

continua depois da publicidade

Evite o consumo frequente de chás diuréticos e também dos chás que têm muita cafeína (chá preto e chá verde), pois eles podem interferir na qualidade do sono.

Água de coco

A água de coco é praticamente um isotônico natural, capaz de hidratar o corpo, especialmente depois da prática de atividades físicas ou quando, por algum motivo, você ficou profundamente desidratado (em casos de vômitos e diarréia).

Isotônicos

Os isotônicos também têm alto poder de hidratação, pois a bebida contém sais minerais, repondo toda a água que perdemos ao fazer atividades físicas. É preciso ter cautela em relação ao consumo, no entanto, pois a bebida pode sobrecarregar os rins.

continua depois da publicidade

Sucos naturais

Sucos feitos com frutas frescas são uma ótima forma de hidratar o corpo em dias mais quentes! Se você usar frutas que são ricas em água, como melancia e melão, a combinação fica melhor ainda! É preferível tomar sem adição de açúcar.

Água saborizada

Se você tem dificuldade em tomar água normal, experimente saborizar a bebida! Para isso, é possível colocar rodelas de frutas cítricas (limão, laranja, morango, kiwi, etc.), ervas (alecrim, hortelã) e especiarias (cravo e canela). Fica uma delícia!