Será o fim do WhatsApp ilimitado? Entenda o debate das operadoras de telefonia

As operadoras de telefonia do Brasil estão discutindo um tema que afetará os usuários: o fim do WhatsApp ilimitado nos pacotes de internet.

O fim do WhatsApp ilimitado é um tema que, recentemente, tem sido muito discutido entre as maiores empresas de telefonia do país: são elas a Claro, Tim e Vivo. Dentre os principais motivos para isso, estão os prejuízos para custear esse serviço ilimitado.

continua depois da publicidade

Aplicativos com consumo ilimitado de internet e prejuízos

As operadoras de telefonia oferecem pacotes de internet móvel, os quais possuem limites de consumo de acordo com cada plano específico. Contudo, certos aplicativos não consomem dados móveis ao serem utilizados, devido a acordos realizados entre empresas.

Utilizando-se dessa estratégia, os planos de internet móvel se tornaram ainda mais atrativos aos consumidores, tendo em vista que mais de 60% dos brasileiros têm acesso à internet exclusivamente por meio do celular. Além disso, a grande maioria da população faz uso diário do WhatsApp, sendo ele o principal aplicativo para comunicação digital no Brasil.

continua depois da publicidade

No entanto, a oferta desse serviço vantajoso tem causado prejuízos às operadoras, em especial após a implementação do 5G no país, pois a nova tecnologia possui altos custos.

Os investimentos feitos para o 5G agora precisam trazer lucros às empresas

Com a regulamentação da internet 5G no Brasil, as principais operadoras fizeram grandes investimentos para concretizar a tecnologia aqui.

Dentre elas, a Tim foi a responsável por instalar o maior número de antenas 5G e está fazendo de tudo para que o investimento seja convertido em lucros.

continua depois da publicidade

De acordo com Fábio Avellar, diretor de receitas da Tim, é necessário que a operadora avalie se o serviço de aplicativos ilimitados gera a quantidade necessária de clientes para cobrir os custos da oferta.

A Tim também é uma das operadoras que mais oferecem planos com aplicativos que possuem acesso ilimitado, como o WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e Deezer.

Por outro lado, a empresa de telefonia móvel que menos oferece aplicativos com essa vantagem é a Vivo.

continua depois da publicidade

Segundo Alex Salgado, vice-presidente de negócios da operadora, a empresa entende que é necessário haver a remuneração de todos os investimentos feitos e, por esse motivo, tem reduzido a oferta de aplicativos com essa facilidade.