Soft Skills: quais são as habilidades mais buscadas por empresas

Saiba quais são os atributos mais bem valorizados pelos recrutadores de emprego.

Quando profissionais de RH precisam conhecer novos candidatos a uma vaga de trabalho, algumas habilidades chamam mais a atenção e, claro, acabam fazendo toda a diferença na hora de decidir quem ocupará o cargo.

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Há alguns dias, publicamos um texto aqui no Tudo Bahia explicando a diferença entre soft e hard skills. Os termos em inglês indicam as principais competências do candidato. As hard skills são aquelas que podem ser comprovadas através de diplomas e certificados, como uma pós-graduação ou algum curso profissionalizante.

E o que significa soft skills?

Quando falamos em soft skills, por outro lado, nos referimos àquelas competências que não podem ser comprovadas oficialmente, mas que afetam totalmente a forma como o funcionário trabalha e se relaciona com a equipe.

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Aspectos como simpatia, pontualidade e assertividade, por exemplo, costumam ser valorizados pelos profissionais que entrevistam os candidatos. É durante a entrevista, inclusive, que as soft skills são avaliadas pela primeira vez.

Se você quer mandar bem ao se candidatar a uma vaga, além de caprichar no currículo é preciso treinar suas soft skills. Conheça algumas das mais buscadas pelas empresas:

  • Boa comunicação: saber se comunicar adequadamente no ambiente de trabalho é um diferencial. Nesse sentido, várias coisas são englobadas: bom senso ao fazer reclamações e elogios, uso do vocabulário adequado, respeito com todos os colaboradores etc.
  • Honestidade: assumir quando fez algo errado ou quando não domina determinado assunto é algo muito positivo.
  • Criatividade: o bom e velho “pensar fora da caixa” é, de fato, algo que faz a diferença. Por isso, não se atenha apenas às suas funções, mas busque maneiras criativas de resolver problemas ou de implementar novas ações no ambiente corporativo.
  • Flexibilidade: mesmo com horários definidos, é bacana que seu supervisor possa contar com você em outros momentos e, inclusive, em outras funções. Quando algo dá errado ou algum imprevisto acontece, pessoas flexíveis ajudam muito.
  • Trabalhar sob pressão: é claro que sua saúde mental importa e você precisa sempre cuidar dela, mas a realidade é que a vida prática tem seus contratempos e seus períodos de pressão. O funcionário que consegue trabalhar mesmo quando as coisas estão difíceis é, também, valorizado.

Exercer suas soft skills é questão de prática e, claro, de muito estudo. Para ser um bom funcionário, é importante conhecer os valores da empresa e nunca deixar de procurar formas de crescer enquanto pessoa.

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