Mensagens temporárias chegam ao WhatsApp; veja como usar

Nesta quinta-feira (5), o WhatsApp lançou mensagens temporárias que desaparecem depois de uma semana. O novo recurso de privacidade vale tanto para conversas individuais como em grupo. No entanto, nos chats conjuntos as mensagens autodestrutivas só podem ser ativadas pelos administradores. continua depois da publicidade Dessa forma, após sete dias, toda a conversa é apagada. […]

Nesta quinta-feira (5), o WhatsApp lançou mensagens temporárias que desaparecem depois de uma semana. O novo recurso de privacidade vale tanto para conversas individuais como em grupo. No entanto, nos chats conjuntos as mensagens autodestrutivas só podem ser ativadas pelos administradores.

continua depois da publicidade

Dessa forma, após sete dias, toda a conversa é apagada. O contador de tempo é contínuo, ou seja, ele irá funcionar mesmo que você não esteja usando o WhatsApp no momento. Porém, o recurso tem suas limitações:

  • Encaminhamentos para outras conversas, que estão com a função desativada, não somem;
  • Caso você responda uma mensagem temporária, o texto dela continuará aparecendo acima da resposta mesmo depois de apagada;
  • A prévia de uma mensagem temporária continua aparecendo nas notificações do celular, caso você não a apague;
  • Arquivos de mídia (fotos, áudios e vídeos) são excluídos da conversa, mas continuam salvos na memória do aparelho telefônico;
  • É possível gravar a tela e salvar as mensagens por imagem sem nenhum aviso do aplicativo.

Quando você ativa o recurso, aparece um aviso no topo da conversa informando que as mensagens daquele chat do WhatsApp são temporárias e qual é o seu limite. Usuários que façam o backup das conversas regularmente conseguem salvar os recados. Mas, caso seja necessário restaurar o histórico do sistema, tudo o que for temporário é apagado.

continua depois da publicidade

Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp

A novidade não é automática e, por padrão, deve ser ativada manualmente. Dessa forma, o usuário pode ligar a função nos chats que preferir. Para isso, é necessário:

  1. Abrir o WhatsApp;
  2. Selecionar o contato;
  3. Ir em “mensagens temporárias”;
  4. Clicar na opção “ativadas”.

Para desativar o recurso, basta fazer o mesmo caminho e selecionar “desativadas”. Vale lembrar que o aplicativo deve estar atualizado em sua última versão, seja no iOS ou Android.

A plataforma alerta que os usuários devem ligar o recurso “somente com pessoas nas quais você confia”. Isso porque as mensagens temporárias do WhatsApp podem ser bastante úteis para trocar informações sigilosas. No Brasil, o recurso deve aparecer em massa apenas na última semana de novembro. Mas já está liberado para o mundo todo.

continua depois da publicidade